Apostila de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE
PARTE I
MATERIAL DE APOIO
(Material de apoio ao estudante, seu uso não substitui e nem dispensa a leitura dos livros da bibliografia básica e complementar do curso)

SÃO PAULO
2008

Disciplina: CONTABILIDADE

EMENTA: Esta disciplina introduz os conceitos primários da Contabilidade Geral de Empresas, tais como, demonstrativos contábeis, sua elaboração e interpretação dasdiversas situações patrimoniais de uma empresa.

OBJETIVO: Capacitar os alunos, de uma forma clara e objetiva, a entenderem a parte teórica e prática da contabilidade básica aplicáveis em empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Contabilidade
Patrimônio
Princípios Contábeis
Receitas e Despesas. Apuração do Resultado do Exercício
Fatos e Atos Administrativos
Métodos deEscrituração da Contabilidade
Plano de Contas
Razonetes, Diário e Razão.
Elaboração de Balancete, Balanço e DRE
Estrutura das Demonstrações Contábeis
Estrutura das Demonstrações Contábeis
Balanço Geral
Operações com Mercadorias
Despesas do Exercício Seguinte e PCLD
Ativo Permanente e Depreciação
Folha de Pagamento e Provisão para Férias e 13º Salário
Juros,Descontos, Abatimentos e Devolução de Venda
Patrimônio Líqüido
Sociedades: Aspectos Gerais

Metodologia
Aulas expositivas envolvendo a explicação da teoria básica contábil. Aulas práticas envolvendo exercícios individuais abrangendo lançamentos no Diário, Razão/Razonetes, Balancete, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Trabalho envolvendo pesquisa com referênciabibliográfica.

Sistema de Avaliação
O 1º Grau de Qualificação é constituído pela média aritmética de três avaliações, sendo a terceira e última, a Avaliação Integrada, esta avaliação tem caráter cumulativo e transdisciplinar cobrindo os temas abordados nas disciplinas do semestre atual e anteriores. As demais avaliações compreendem provas individuais e trabalhos em grupo, a critério do docente.
O 2ºGrau de Qualificação é constituído por uma única avaliação individual de caráter cumulativo, abrangendo todo o conteúdo discutido no semestre letivo, aplicada no final do semestre letivo.

Bibliografias:

BASICA RECOMENDADA:
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. São Paulo: Saraiva, 2005.

COMPLEMENTAR:
IUDÍCIBUS, Sérgio (coord.). Contabilidade Introdutória (livro texto e deexercícios), Atlas, 2004.
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica (livro texto e de exercícios). Atlas, 2004.
ALMEIDA, M. C. Curso Básico de Contabilidade, introdução à metodologia da contabilidade. Atlas, 2002.

Elaboração:
Professor: Prof. Ms. Otacílio de Morais Souza

1 – CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência aplicada que através de sua metodologia permiteregistrar, resumir, demonstrar e interpretar os fatos administrativos, expressos monetariamente, que afetam o patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) de uma entidade (pessoa física ou jurídica).
A Contabilidade é o instrumento que fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. É um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, elaé, na acepção ampla do conceito de ciência, uma das ciências econômicas e administrativas.
Em outras palavras, podemos dizer que a função da Contabilidade é registrar e demonstrar todos os fenômenos financeiros e econômicos que ocorrem no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e asvariações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
Resumidamente a contabilidade societária operacionalmente executa os seguintes passos:

O fato administrativo contábil gera um documento que representa a operação que pode ser expressa monetariamente. Esses documentos são escriturados contabilmente por meio de lançamentos a débito e crédito, seguindo o método das...
tracking img