Apostila de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª) A P O S T I L A


INTRODUÇÃO Á CONTABILIDADE

AUTOR: PROF. ALBEMAR DE J. CUNHA

U C A M / N I T E R Ó I

REVISTA E ATUALIZADA

EM: J A N E I R O / 2 0 1 0









DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE FINANCEIRA





PROFº CUNHA = UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES / U C A M


BIBLIOGRAFIA:

Contabilidade Introdutória
Equipe de Professores da USP – Edit AtlasContabilidade Geral
Ed Luiz Ferrari – Editora Ímpetus

Contabilidade Geral ou Básica fácil
Osni Moura Ribeiro – Edit Saraiva

Contabilidade Teoria e Prática
Alvísio Greco, Lauro Arend e outro
Saraiva





I – NOÇÕES FUNDAMENTAIS


1 –CONCEITOS, INTRODUÇÃO e CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1 – Diferença entre Entidade e Empresa
1.2 - Diferença entre Atos e FatosAdministrativos
3. - Conclusão dos Conceitos

2 – OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE

3- CAMPO DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
3.1 – Tipos de Entidades
a) Entidades de Direito Público
b) Entidades de Direito Privado

4 – PRINCIPAIS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

5 – PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

6 – MEIOS UTILIZADOS PELA CONTABILIDADE


1 – CONCEITOS“Contabilidade é a Ciência que estuda, registra e controla os ATOS e FATOS administrativos das Entidades econômico-administrativas, procurando demonstrar de momento a momento as diversas transformações que sofre um Patrimônio ou Capital aplicado”.

“ É a Ciência que estuda o Patrimônio sob o ponto de vista econômico-financeiro, observando seus aspectos qualitativos ou específicos e quantitativos e asvariações por ele sofridas”.

“ É a Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, registro e controle dos ATOS e FATOS administrativos das entidades econômico-administrativas.”

“ Ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio, a partir da utilização de métodos (técnicas), especialmente desenvolvidas para avaliar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os Fatos que afetam asituação patrimonial de uma pessoa”.

“ Ciência que estuda, controla e interpreta os Fatos verificados no Patrimônio das Entidades, mediante o registro , a demonstração expositiva e a revelação desses fatos com o fim de oferecer informações sobre a composição do Patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza “
1ª Aula - PRINCIPAL OBJETIVO DA CONTABILIDADE:INFORMAÇÕES CONTÁBEIS


A Contabilidade, desde a mais remota existência, vincula-se à sociedade e evoluem juntas à medida que a sociedade necessita da Contabilidade as mais variadas informações, o que importa em se afirmar que, sem quaisquer dúvidas, a Contabilidade é um componente social.

Por ser uma ciência social*, ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano,ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos (tais como: Antropologia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia humana, História, Linguística, Ciências políticas, Psicologia social, Direito e Sociologia) , a Contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, semprejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil.

Tem, portanto, o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto a civilização. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra o passado, a história. Não obstante, apenas no Século XX, pressionada pela necessidade de beminformar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar, de uma maneira prática e objetiva, os Princípios que a regem e fixar normas e regras para a efetiva aplicação.

Tal acontecimento ocorreu em face da exigência dos usuários das informações contábeis e representa um grande avanço no estudo e na aplicação dos conhecimentos técnicos-contábeis,...
tracking img