Apostila de conserto de impressoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“ NESTA APOSTILA VOCÊ APRENDERÁ DE UMA MANEIRA PRÁTICA E DETALHADA COMO CONSERTAR OS VÁRIOS TIPOS DE IMPRESSORA. COM PRECIOSAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS. IDENTIFICANDO SE VALE MAIS REPARAR OS DEFEITOS OU COMPRAR UMA NOVA, EM UMA LINGUAGEM TANTO PARA TÉCNICOS COMO INICIANTES” BONS ESTUDOS.

INDICE ANALITICO

CARACTERISTICAS E TIPOS DE IMPRESSORA 02

AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO 03IMPRESSORAS DE IMPACTO 04
IMPRESSORAS TÉRMICAS 05
IMPRESSORAS JATO DE TINTA 05
IMPRESSÃO ELETROFOTOGRAFICA (EP) 06

PROCEDIMENTOS GERAIS DE MANUTENÇÃO 08

DEFEITOS MECÂNICOS NAS IMPRE. CONVENCIONAIS 09

PROBLEMAS MECÂNICOS NAS IMPRESSORAS 13

DEFEITOS ELETRONICOS NAS IMPRESSORAS 15


As impressoras a cada dia estão mais baratas e descartáveis. Osfabricantes estão muito mais interessados em vender as tintas de impressão, pois o lucro é muito maior. Por isso as vezes é mais barato jogar uma impressora fora do que conserta-la devido ao alto preço das peças de reposição. Porém e outros casos é interessante consertá-la.

Quando é vantajoso consertar uma impressora ou qualquer outro equipamento elétrico?
Geralmente quando o preço das peçase mão de obra na ultrapassar de 30% a 50% do valor de um equipamento novo.

- Características e tipos de impressora.
A impressora é um periférico como o monitor o mouse e tem a função de transferir a saída de um computador para um substrato pode ser: (papel, metal ou plástico). Essa transferência é bem complexa e necessita de uma interação de mecanismos eletrônicos e químicos.
Basicamenteexistem dois tipos de impressoras as de linha e as de página.
As impressoras de linha foram as primeiras a aparecer como a matricial, de impacto, uma evolução da máquina de escrever, onde um cabeçote de impressão pressiona suas agulhas sobe uma fita (igual a da máquina de escrever) e transfere a informação para o papel.
Uma diferença entre as impressoras matriciais e as de pagina. É que aprimeira vai imprimindo a medida que recebe as informações. Enquanto as de pagina, recebe toda a informação para depois imprimir.

- Analisando a impressora.
Antes de iniciar um reparo, certifique-se de que sabe operara-la. Para isso utilize os manuais das mesmas, caso não possua os sites dos fabricante pode trazer informações necessárias.
De maneira genérica uma impressora contém os seguintesdados.

Energia de alimentação: necessita para o funcionamento da impressora, no manual encontra-se a tensão (voltagem) a freqüência da rede e o consumo de energia. Devido a variação de alimentação no mundo. Por exemplo, no mercado americano a tensão varia de 105 V a 130V numa freqüência de 60HZ. Na Europa esta variação é de 210V a 240V a 50HZ. Pó isso as impressoras são projetadas para acomodarestas variações.
É interessante que antes de qualquer procedimento de manutenção, verifique se a impressora esta sendo alimentada corretamente.

Interface e compatibilidade: interface é por onde a impressora recebe as informações para impressão os tipos mais comuns são: serial ou RS 232, Centronics ou Paralelo, USB(universal serial bus). E outros poucos utilizados, infravermelho,Bluetooth, Rede Apple Talk ou Ethernet e IEEE-488 ou GPIB.

Características operacionais: trata-se da resolução que é medida em DPI pontos por polegada, velocidade que é medida em páginas por minuto e tipo de alimentação do papel pode ser formulário continuo, folhas soltas ou rolos.
O temo CPL caracteres por linha, refere-se a impressora de impacto (matricial) onde representa o número de letras quepodem ser colocados em um única linha horizontal. O termo CPS caracteres por segundo também refere-se as impressoras matriciais, informa quantos caracteres completos (letras) a impressora consegue imprimir em cada segundo.
Dot Pitch informa a quantidade e precisão com que os pontos são colocados, tanto na direção vertical quando horizontal.
O tempo de transmissão é a velocidade com que é...
tracking img