Apostila completa aet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Estadual
Polivalente Americana
CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho

Disciplina: AET – ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
Área de Concentração: ERGONOMIA
Módulo I : Introdução a Ergonomia

Termo: 2º. – 1º semestre 2012

Prof.: Dario Pereira Junior







Estratégias de aprendizagem e material de apoio didático

(inclusive bibliografia)


O conteúdoprogramático desta disciplina será ministrado em 10(dez) módulos, sendo que para a execução dos mesmos deverão ser consultados os seguintes recursos:
Legislação Atlas 2011 –Segurança e Medicina do Trabalho – Editora Atlas
Fontes diversas sobre os temas abordados –Livre escolha
Atuação junto a internet/consultas à World Wide Web/laboratórios e biblioteca da escola.
Arquivos eletrônicos disponibilizadospelo professor titular da cadeira e já utilizado ao longo do período em andamento.;
As atividades serão desenvolvidas preferencialmente pelo aluno em um dos laboratórios da escola, e em caso de sua preferência na sala de aula utilizada regularmente pela turma ou mesmo na biblioteca da escola.
Cada módulo/capítulo terá as seguintes datas de entrega:
Capítulo 1: 15/03/2012
Capítulo 2/3:22/03/2012
Capítulo 4/5: 05/04/2012
Capítulo 6/7: 12/04/2012
Capítulo 8: 19/04/2012
Capítulo 9: 26/04/2012
Capítulo 10:03/05/2012


Demais datas de entrega e apresentação dos trabalhos já previamente agendados e programada permanecem inalteradas,exceto que os trabalhos em grupo não mais terão exposição por parte dos integrantes.












1. ERGONOMIA

1.1- DEFINIÇÃO DEERGONOMIA

A ergonomia é o estudo é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho aqui tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas aquelas máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e o seu trabalho. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais decomo esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados.
Uma definição concisa da ergonomia é o seguinte: “Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento” (Ergonomics Research Society,Inglaterra).
Para realizar o seu objetivo, a ergonomia estuda diversos aspectos do comportamento humano no trabalho e outros fatores importantes para o projeto de sistemas de trabalho, que são:

• O homem – características físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais do trabalhador; influência do sexo, idade, treinamento e motivação.
• Máquina - entende-se por máquina todas asajudas materiais que o homem utiliza no seu trabalho, englobando os equipamentos, ferramentas, mobiliários e instalações.
• Ambiente - estuda as características do ambiente físico que envolve o homem durante o trabalho, como a temperatura, ruídos vibrações, luz, cores, gases e outros.
• Informação - refere-se às comunicações existentes entre os elementos de um sistema, a transmissão deinformações, o processamento e a tomada de decisões.
• Organização – é a conjugação dos elementos acima citados no sistema produtivo, estudando aspectos como horários turnos de trabalho e formação de equipes.
• Conseqüências do trabalho – aqui entram mais as questões de controles como tarefas de inspeções, estudos dos erros e acidentes, além dos estudos sobre gastos energéticos, fadiga e“stress”.

Os objetivos práticos da ergonomia são a segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.



1.2 – NASCIMENTO E EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA

Ao contrário de muitas outras ciências cujas origens se perdem no tempo e no espaço, a ergonomia tem uma data “oficial” de nascimento: 12 de julho de 1949. Na segunda reunião desse mesmo...
tracking img