Apologia de socrates - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em “Apologia de Socrates”, Platao descreve o julgamento de Socrates, no qual ele se defende das acusações de Meleto, Anito e Licon. As acusações mais graves e repercutidas foram as de Meleto, queafirmava que Socrates corrompia os jovens e não acreditava nos deuses do Estado.
Socrates, com sua austacia, soube muito bem responder aa tais acusações, interrogando Meleto sobre tais afirmações queele fazia com tanto fervor e conseguiu deixa-lo confuso com suas respostas, mostrando que ele de fato não entendia do assunto tão bem quanto alegava. Entretanto, como o próprio Sócrates afirma, ehmuito difícil em apenas um dia de julgamento tentar mudar uma concepção que vem sido alimentada por anos. Afinal, Socrates recebe acusações extremamente antigas, que acabam chegando ao ouvido de todosmais cedo ou mais tarde. Tais acusações consistiam no fato de que ele era um pesquisador do que existia sob a terra e nos céus, e que fazia prevalecer a verdade mais fraca e assim tentava fazer com queos outros acreditassem (esta era a base usada pra afirmarem que ele corrompia os jovens).
Alem de “desmoralizar” Meleto, Socrates usou também outros argumentos para se defender, mas nunca apelandopara a suplica por misericórdia, pois ele afirmava que se merecia ficar vivo, era pela verdade que contaria, e nada mais. E foi isto que fez, para se defender, contou a sua historia. Explicou aoscidadãos que recebeu um chamado dos deuses ao qual ele não poderia dizer não, e foi este o motivo de se ter criado tanto ódio em relação a ele e o inicio de tantas calunias. Sua missão, enviada pelos deuses,segundo Socrates, era indagar, interrogar todos aqueles que se achavam sábios e através de seu método de perguntas, provar para tal pessoa que ela não sabia nada, e então reprimi-la. E as pessoas, aoinvés de serem humildes e reconhecerem as falhas apontadas por Socrates, adquiriam ódio pelo mesmo. Entretanto, nem com o ódio de grande parte da população ele desistiu de sua missão, com o apoio...
tracking img