Aplicabilidade da teoria comportamental dentro de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Tamanho dos átomos
Como regra geral, o primeiro átomo de cada grupo é sempre menor e mais eletronegativo, e por isso apresenta maior energia de ionização e, sendo mais covalente e menos metálico. Os raios covalentes, portanto, aumentam de cima para baixo. A diferença de tamanho entre o Si e o Ge é menor do que seria de esperar, porque o Ge possui uma camada 3d preenchida, e ablindagem da carga nuclear é menor eficiente. De um modo semelhante, a pequena diferença de tamanho entre Sn e Pb se deve ao preenchimento de um subnível 4f.

2- Estados de oxidação e tipos de ligação
O carbono difere dos demais elementos do grupo por vários motivos. O principal deles é a sua capacidade de se ligar a vários outros átomos de carbono, formando enormes cadeias (catenação).Isso porque as ligações C-C são fortes, e as ligações Si-Si, Ge-Ge e Sn-Sn diminuem progressivamente de energia. Além disso, o carbono é o único capaz de formar ligações múltiplas (duplas e triplas ligações). Os demais elementos do grupo dificilmente formam ligações múltiplas, principalmente porque seus orbitais atômicos são muito grandes e difusos para permitir uma interação efetiva. Entretanto,eles podem assim utilizar orbitais d para formar estas ligações, principalmente entre Si e N e entre Si e O.

O efeito do par inerte se mostra em caráter crescente nos elementos mais pesados do grupo. Há um decréscimo da estabilidade do estado de oxidação +4 e um aumento da estabilidade do estado de oxidação +2.

3- Energias de ionização

As energiasde ionização decrescem do C para o Si e a seguir variam de forma irregular por causa dos efeitos do preenchimento dos subníveis d e f. A quantidade de energia necessária para ionizar um átomo desse grupo é muito alta e, por isso, compostos iônicos simples são raros. O único íon metálico significativo é o Pb2+.

4- Pontos de fusão

O carbono apresenta um ponto de fusãoextremamente elevado. Silício e Germânio fundem a temperaturas menores, mas ainda assim são bastante elevadas. Todos os elementos do grupo IVA têm um retículo do tipo do diamante, e a fusão requer uma energia muito grande para romper as ligações covalentes fortes existentes nesse retículo. Os pontos de fusão decrescem de cima para baixo porque as ligações M-M se tornam mais fracas à medida que osátomos aumentam de tamanho. Sn e Pb são metálicos e têm pontos de fusão baixos, porque eles não aproveitam todos os quatro elétrons externos na ligação (efeito do par inerte), contribuindo para a formação de uma ligação menos forte.

5- Caráter metálico e não-metálico

A transição de não-metal para metal com o aumento do número atômico é bem ilustrada com os elementos dessegrupo, onde o C e o Si são ametais, o Ge tem caráter intermediário e o Sn e o Pb são metais. O aumento do caráter metálico se manifesta nas estruturas e no aspecto dos elementos, através de propriedades físicas como maleabilidade e condutividade elétrica., e através de propriedades químicas, como o aumento da tendência a formar íons ou as propriedades ácidas ou básicas de óxidos e hidróxidos.CARBONO ( C )
OCORRÊNCIA NATURAL: No estado elementar, o carbono é encontrado em três formas: diamante, grafita e carvão amorfo. Nas duas primeiras os átomos de carbono estão dispostos segundo um retículo cristalino particular; na terceira, apresentam uma disposição desordenada.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Aquecendo-se o carbono a uma temperatura acima de 1000o C, seus átomosse ordenam progressivamente, adquirindo a conformação reticular da grafita. Este processo chama-se "grafitização", e é empregado para produzir grafita sintética.
O carbono forma compostos binários com vários elementos, denominados carbetos. De longe, o mais importante deles é o carbeto de cálcio, obtido industrialmente pelo forte aquecimento (cerca de 2 200o C) de cal com carvão...
tracking img