Aplicabilidade da iso na melhoria da capacidade do processo da área de ad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicabilidade da ISO na melhoria da capacidade do Processo da área de AD

Rosana Felix Dantas(1), Leny Maria Barros Amaral Fukamati(2), Patrícia Sbano De Belli(3)
Qualidade no Desenvolvimento de Software - Faculdades SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia – Caixa Postal XX.XXX – São Paulo – SP – Brasil
{lfukamati@uol.com.br, rosfxd@itelefonica.com.br;p.sbano@uol.com.br}


Resumo. Avaliar onível de capacidade dos processos da Gerência de Administração de Dados e traçar um plano de melhoria que demonstre os benefícios e ganhos decorrentes.

1-Introdução
O Departamento de Desenvolvimento de Sistemas de uma grande empresa financeira está subdividido nas seguintes áreas:

• Engenharia de Sistemas e Terceirização;

• Arquitetura de Sistemas;

• Grupos de Projetos: SistemasCentrais de Negócio, Sistemas de Empréstimos e Financiamentos, Sistemas de Investimentos, Sistemas de Comércio Exterior, Sistemas de Seguros, Sistemas de Previdência, Sistemas de Cartões, Canais, Automação de Agências, etc.;

• Gerência de Configuração;

• Garantia de Qualidade de Produtos do Desenvolvimento;

• Gestão do Ambiente de Desenvolvimento;

• Gestão Administrativa e Financeira.As áreas estão devidamente integradas de modo a permitir o desenvolvimento de novos sistemas e manutenções de maneira organizada e padronizada.
O Departamento possui 850 funcionários, divididos em cinqüenta grupos de desenvolvimento e suporte.
O desenvolvimento pode ser terceirizado e distribuído de acordo com a política interna às empresas credenciadas. São deresponsabilidade do Gerente de Projetos o gerenciamento e a qualidade pelo produto final.

2-Contexto
A Gerência de Administração de Dados é uma subdivisão da área de Engenharia de Sistemas e Terceirização. Para contextualizar o grupo descrevemos abaixo a missão e a visão para permitir identificar o contexto:

Missão:
• Assegurar a qualidade de modelo de dados
• Prover a reutilização deentidades
• Assegurar a guarda dos modelos de dados

Visão:
Prover e administrar modelo de entidades contribuindo par a retenção de conhecimento dos negócios da organização;


O grupo foi criado em 1990, com a participação de funcionários de diversas áreas da Organização: Organização e Métodos, Suporte - DPCD, DTN (Departamento de Tecnologia de Negócios). No início os integrantesparticiparam de diversos cursos para subsidiar a estruturação da área. Durante vários anos, cada Administrador de Dados trabalhava de acordo com o seu próprio critério, não existindo uma padronização de procedimentos, o que dificultava o entendimento dos analistas. A partir de 1997, os processos forma identificados, caracterizados e modelados, permitindo o trabalho de todos de forma homogênea.


Figura1. Hierarquia de Processos


3-Resumo da ISO/IEC 15504
A ISO em conjunto com a comunidade internacional através do projeto SPICE no Brasil representado pelo Grupo de Estudos da ABNT CB-21/SC-10 desenvolveram a ISO /IEC 15504 que se prestaR à realização de avaliação de processos com dois objetivos:

. melhoria dos processos: gerando um perfil dos processos, identificando os pontosfracos e fortes que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias;
. determinação da capacidade de processos: viabilizando a avaliação de um fornecedor em potencial , obtendo o seu perfil de capacidade.

Para melhor entendimento foi dividida em cinco partes, a saber:
1. Conceitos e Vocabulários;
2. Executando uma avaliação;
3. Guia sobre Executando uma avaliação;
4. Guiasobre Utilização do Resultado de Avaliação;
5. Um exemplo de Modelo de Avaliação de processo

A norma ISO/IEC 15504 está subdivida em 48 processos distribuídos em três categorias: Processos Fundamentais, Processos Organizacionais e Processos de Apoio. O gráfico abaixo demonstra essa distribuição:































Figura 2. Processo da...
tracking img