Apiam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A APIAM - é uma associação de sector, sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei das associações empregadoras, que representa as empresas que se dedicam, no território nacional, à exploração, acondicionamento e comercialização de águas minerais naturais e de nascente e demais águas embaladas.
Sector>Exportação:
O sector das Águas engarrafadas contribui positivamente para a balançacomercial portuguesa tendo em conta que 5% a 6% da produção é exportada para mercados emergentes em todo o mundo.
As exportações em 2011 apresentam forte crescimento em relação a igual período do ano anterior, representando cerca de seis por cento das vendas totais do sector. O volume de exportação de águas engarrafadas destina-se maioritariamente aos PALOP e aos países onde existem numerosascomunidades de emigrantes, começando-se a assistir ao reconhecimento da importância dos processos de internacionalização.
Sector>Um sector importante para o País:
Segundo dados oficiais em 2010 o volume de negócios do sector das águas minerais naturais e das águas de nascente foi de, aproximadamente, 258 milhões de euros.
O sector representa 2,4 por cento do conjunto da indústria portuguesaalimentar, assegurando mais de 10 000 postos de trabalho, entre os gerados directamente  (entre 1400 e 1600 trabalhadores considerando as variações sazonais) e indirectamente, a jusante e a montante da actividade (fornecedores, serviços, distribuidores).
Uma parcela importante deste emprego contribuiu para atenuar as assimetrias regionais considerando que está fixada em regiões do interior doPaís, uma vez que as unidades de engarrafamento não podem ser deslocalizadas pelo facto de terem de estar situadas na proximidade das nascentes.

Sector da Indústria Alimentar e Bebidas Vs Águas Minerais Naturais e Águas de Nascente

Sector>Um Mercado Sustentado
O consumo de água engarrafada em Portugal tem conhecido um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, conquistando um lugar dedestaque no sector das bebidas. Esta evolução resulta das opções dos  consumidores, marcadas por crescentes e pertinentes preocupações, relacionadas com uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Com efeito, a água mineral natural e água de nascente engarrafada, um produto 100% natural, de excepcional valor e qualidade e com características de sabor muito apreciadas é cada vez mais reconhecidopelos consumidores.
Segundo o observatório da APIAM, no último decénio, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal teve uma evolução positiva em volume (milhões litros) de cerca de 32 %.

Evolução do consumo de águas engarrafadas - Vendas no mercado nacional

No último ano, o consumo de águas minerais naturais e águas de nascente em Portugal tiverem uma evoluçãonegativa em volume (milhões litros) de cerca de 2%. Apesar deste decréscimo no consumo, as águas de nascente apresentaram uma evolução positiva de aproximadamente 2%.
Vendas no mercado nacional - Segmentos e Categorias, (Var. 2010 / 2011)

Produto>Definição e Características
As águas minerais naturais e as águas de nascente são produtos caracterizados pela sua pureza original. Com origemsubterrânea que as protege de agressões externas, são produtos microbiologicamente sãos que não sofrem qualquer contaminação humana ou tratamento químico.
Representam a opção por um produto natural, oferecido pela natureza, sem adição de químicos, que fornece, em complemento, sais minerais e oligoelementos imprescindíveis ao organismo. O cálcio, a sílica, o flúor e o magnésio, em doses adequadas,são um excelente complemento natural à nossa dieta diária.
As águas minerais naturais e as águas de nascente estão regulamentadas por exigente legislação europeia e nacional, que as distinguem das demais águas de consumo.
• a origem subterrânea protegida, pureza original;
• a proibição de qualquer tipo de tratamento químico;
• a obrigatoriedade de serem engarrafadas no local da nascente;...
tracking img