apendicectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Tema: Apendicectomia
Formulação do problema: Apendicectomia é uma intervenção cirúrgica destinada a proceder à remoção do apêndice, porém é necessária uma hipótese diagnóstica de inflamação apendicular para se realizar a cirurgia, mas quais são as causas, sintomas, como é o processo cirúrgico?

















2.0 Introdução

Aapendicectomia consiste da retirada cirúrgica do apêndice cecal, que é uma operação simples, porém, sujeita a complicações diversas. Já foi muito feita como medida "profilática" contra a apendicite, que é potencialmente fatal, mas verificou-se que a possibilidade de ocorrer tal inflamação é menor do que a frequência da ocorrência de complicações e aderências derivadas da cirurgia - portanto, talprocedimento foi abandonado. Atualmente, é necessário uma hipótese diagnóstica de inflamação apendicular para se realizar a cirurgia. O apêndice pode estar em diversas posições diferentes, o que pode confundir o clínico e, portanto, retardar o diagnóstico de apendicite, especialmente se sua localização for retrocecal, o que não é o mais comum.














3.0 Objetivos:
3.1 Objetivo geral:Indagar o que é a patologia.
3.2 Objetivos específicos:
Investigar sinais e sintomas
Investigar porque a patologia deve ser tratada cirurgicamente.
Indagar os cuidados de enfermagem no pós operatório.

















4.0 Justificativa
A proposta para a realização do trabalho científico com o tema apendicectomia é investigar sobre a patologia ,suas causas ,sintomas,tratamento, como é feito o diagnóstico , como é o processo cirúrgico ; E visando indagar os cuidados de enfermagem no pós- operatório.
A apendicite acomete mais os indivíduos na segunda década de vida, entre os dez e os vinte e poucos anos, porém isso não quer dizer que a doença não possa ocorrer nas crianças e nas pessoas mais idosas.















5.0 Metodologia
Realizou-se umestudo de revisão bibliográfica com busca em vários sites, foram selecionados alguns artigos que abordassem sobre apendicectomia. Foram utilizados para a busca os seguintes descritos:
O que é apendicectomia, o que é apendicite, como é realizada a apendicectomia entre outros. Separamos os resultados em tópicos com o objetivo de discutir o assunto de forma mais direcionada separando em tópicos osfatores determinantes.















6.0 Resultados e discussão
A partir da leitura dos artigos científicos selecionados podemos estabelecer o que é a patologia, como é realizada a cirurgia de apendicectomia etc. A maioria dos pacientes com apendicite se recuperam facilmente o tratamento cirúrgico, mas podem ocorrer complicações se o tratamento for retardado ou se ocorrerperitonite. O tempo de recuperação depende da idade, condição, complicações e outras circunstâncias, incluindo a quantidade de consumo de álcool, mas geralmente é entre 10 e 28 dias. Para crianças pequenas (cerca de 10 anos) a recuperação leva três semanas.
Para discutir o assunto de forma maia direcionada separamos alguns tópicos relacionados a apendicectomia.

6.1 Apendicite
Apendicite é umacondição caracterizada pela inflamação do apêndice. É classificada como uma emergência médica e em muitos casos, exigem a remoção do apêndice inflamado, quer por laparotomia ou laparoscopia. Não tratada, a mortalidade é alta, principalmente devido à peritonite e choque. Reginald Fitz descrito pela primeira vez apendicite aguda e crônica, em 1886, e tem sido reconhecida como uma das causas mais comuns detodo o mundo dor abdominal aguda. A forma não diagnosticada corretamente aguda de apendicite é conhecida como rumbling apendicite. Há dois tipos de apendicite, a aguda e a crônica:
Apendicite aguda é a inflamação do apêndice e ocorre quando este é bloqueado repentinamente por algum motivo. E a Apendicite crônica é a inflamação do apêndice que ocorre devido ao processo de bloqueio do órgão...
tracking img