Aparelho locomotor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APARELHO LOCOMOTOR

Na busca de melhores condições de sobrevivência, um dos problemas evolutivos cruciais que os animais enfrentaram foi o da locomoção. Essa função é desempenhada pelo aparelho locomotor, que se compõe de variadíssimas estruturas e formas, que vão dos simples flagelos, nos protozoários, aos complexos sistemas de locomoção dos mamíferos que vivem em terra.
Entende-se poraparelho locomotor humano o conjunto dos sistemas ósseo e muscular. Compreende, pois, os ossos e cartilagens e suas uniões (articulações), os músculos estriados e seus órgãos anexos. Embora ossos e músculos da cabeça nada tenham que ver como a locomoção, são estudados conjuntamente com os sistemas ósseo e muscular. Já os músculos lisos e estriados integrantes das vísceras e o músculo cardíaco,constituinte principal do coração, são estudados separadamente.
Anatomia do esqueleto. O esqueleto de um ser humano adulto apresenta 206 ossos, constituídos de um tecido formado basicamente de uma matriz de fibras e proteínas (osteína), na qual se depositam sais de cálcio e fósforo, que conferem ao osso sua dureza característica.
Além da porção externa de substância óssea, cada osso dispõe de uma porçãointerna, a medula (vermelha ou amarela, conforme a proporção de gordura). Nas medulas vermelhas formam-se os elementos celulares do sangue. Quanto à forma, os ossos podem ser longos, como os dos braços e pernas, com extremidades ligeiramente arredondadas (epífises) e uma zona central (diáfise); curtos, como os do tarso; e planos, como os do crânio.
Os ossos estabelecem conexões entre si por meiodas articulações. Estas, em função de seu grau de mobilidade, classificam-se em: imóveis, também chamadas sinartroses, como as da calota craniana; semimóveis ou anfiartroses, quando há movimentação reduzida entre os ossos que as compõem, como nas conexões invertebradas; e móveis ou diartroses, de grande mobilidade, como as do joelho e do ombro. As diartroses, pela natureza e importância de suafunção, apresentam uma estrutura mais complexa, com várias partes: (1) cartilagens articulares, que cobrem as extremidades dos ossos e impedem o desgaste por fricção; (2) cápsula, constituída de fibras que vão de um osso a outro e mantêm a coesão do conjunto; (3) membrana sinovial, que se insere na região interna da cápsula e segrega um líquido viscoso (a sinóvia ou líquido sinovial), que lubrifica enutre a cartilagem articular; e (4) meniscos e ligamentos, que reforçam a articulação.
O esqueleto divide-se em três partes: cabeça, tronco e membros. A cabeça apresenta duas áreas características: crânio, que compreende oito ossos (um frontal, dois parietais, um occipital, dois temporais, um etmóide e um esfenóide); e face, com 14 ossos (dois nasais, dois pômulos, um vômer, dois maxilaressuperiores e um inferior, dois úngües, dois cornetos inferiores e dois palatinos).
A coluna vertebral situa-se na parede dorsal do tronco e é fundamental para a movimentação do corpo. Possui 33 vértebras, ossos curtos distribuídos em cinco regiões: (1) cervical, com sete peças ósseas, que constitui a região do pescoço; (2) dorsal, na parte torácica, onde se articulam as costelas, com 12 vértebras;(3) lombar, com cinco peças ósseas, prolongamento da anterior; (4) sacral, com cinco vértebras fundidas num único bloco chamado osso sacro; e (5) coccígea, com quatro vértebras muito reduzidas, geralmente fundidas.
As costelas são ossos longos em forma de arco que delimitam a cavidade torácica, protegendo os pulmões e o coração. São 12 pares dispostos simetricamente à direita e à esquerda. Dezdeles articulam-se pela extremidade anterior com o esterno, diretamente (costelas verdadeiras) ou por intermédio das cartilagens costais (costelas falsas), enquanto os dois pares restantes têm livres as extremidades anteriores (costelas flutuantes).Distinguem-se três regiões nos membros superiores: braço, formado pelo úmero; antebraço, com dois ossos longos (cúbito, ou ulna, e rádio); e mão,...
tracking img