Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 02

Fadiga


A FADIGA pode ser definida, de modo bastante simples, como o CANSAÇO. Ocorre em decorrência de uma sobrecarga que manifesta-se em pontos isolados do organismo, ou neste último, como um todo. Ao manifestar-se a fadiga, há uma natural redução da capacidade funcional das partes afetadas.

A manifestação da fadiga é, na verdade, um sistema de defesa do organismo que nosavisa que não é recomendável forçá-lo. Assim, observa-se que todos os dias sentimos diferentes graus de intensidade de fadiga, nas mais diversas situações.

Exemplo:

Permanecer sentado, numa mesma posição, por horas a fio. As dores que o corpo vai sentido são avisos relacionados à má circulação sangüínea, baixas taxas de Oxigênio nos tecidos, alimentação deficiente da coluna vertebral,tendões, músculos e nervos tensionados, etc.

Também o próprio sono que diariamente sentimos no final do dia é uma manifestação de defesa. O corpo nos avisa que é hora de “dar um tempo” e descansar. Se, contudo, permanecemos acordados por necessidade (trabalhar, estudar, etc.) o corpo vai dando sinais de cansaço cada vez mais intensos, pois nosso organismo sabe muito bem que, se a situação permanecer,atingiremos um estágio de EXAUSTÃO.

Os sinais normais de cansaço (como sentir sono no final do dia) são características da FADIGA AGUDA. Contudo, sinais mais pronunciados, que demonstram desequilíbrio no organismo, como dor de cabeça, tontura, ardência nos olhos, digestão difícil e azia, irritação fácil, indicam que o organismo já atingiu o estágio de FADIGA CRÔNICA.

Esta última possuiuma característica assustadora: geralmente é derivada da exposição do organismo a condições bastante agressivas no trabalho, sendo LEVADA PARA CASA. Outro fator característico da FADIGA CRÔNICA é que os períodos de descanso aos quais o organismo é submetido não são suficientes para recuperá-lo. É justamente por isso que a FADIGA sai do estágio AGUDO e entra no estágio CRÔNICO.

Asmanifestações de fadiga são observadas tanto no FÍSICO do indivíduo (dores musculares, por exemplo), quanto em seu lado PSÍQUICO. Ao longo da apostila, já se observaram diversas situações nas quais estudamos as manifestações FÍSICAS da fadiga. Contudo, ao aprofundar seus estudos, a Ergonomia foi percebendo que as manifestações de fadiga MAIS GRAVES são aquelas de ordem PSÍQUICA.

Alterando-se as dimensõesde um posto de trabalho, adequando-as às características antropométricas de seu usuário, pode-se afirmar que se deu um grande passo para resolver os problemas de esforços acentuados, desvios em articulações, alcances, lesões, dores, entre outros. Mas os problemas de ordem PSÍQUICA têm origem diferente, e merecem atenção redobrada por parte da Ergonomia, como veremos a seguir.




46FADIGA PSÍQUICA

O homem é um ser complexo. Sua complexidade não está limitada ao modo como raciocina, faculdade por si só que já nos fascina e que ainda gera muitas dúvidas, eis que já sabemos não ter o nosso cérebro toda a sua capacidade ainda aproveitada. Mas é o homem, além de um ser pensante, um ser que possui sentimentos. Seu lado emocional influi diretamente em sua vida e a vida do homemé passada em confronto direto com realidade do dia-a-dia.

As realidades vivenciadas pelo ser humano nem sempre vão de encontro às suas espectativas e, em tais situações,o lado emocional manifesta-se em desequilíbrio.

A incapacidade de tolerar e superar situações que ultrapassam o nível de exigências psíquicas do ser humano se traduz pela FADIGA PSÍQUICA. Tal estado de diminuição dacapacidade funcional do homem é reversível, ou seja, se a situação vivenciada for alterada e não houver mais a necessidade de suportar uma condição adversa, o indivíduo estará superando este tipo de fadiga.

Exemplo: Profissionalmente, é comum encontrarmos tal situação, pois um indivíduo que trabalha numa empresa que o desvaloriza como ser humano, sentindo-se desprezado, sentirá a fadiga...
tracking img