Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Caracterização do mercado de erva-mate 4
2.2 Caracteristica da oferta e da demanda da erva-mate 5
2.3 Caracteristica da estrutura de mercado 11
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar como é a comercialização da erva-mate, analisando as características deste produto dentro do Rio Grande do Sul. Serãoanalisados quais os fatores que são predominantes para a demanda e oferta do mesmo.
O trabalho foi efetuado em grupo com dinâmicas em sala de aula com o professor, e com consultas ao acervo da biblioteca, bem como trabalhos acadêmicos encontrados na internet.
Nosso objetivo principal é verificar as características da erva-mate, principalmente a comercializada para o chimarrão, estudando o seu mercado,a sua demanda e oferta, e a estrutura deste mercado. Tentaremos mostrar através de dados estatísticos a evolução deste produto no Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul.
2 DESENVOLVIMENTO
Antes de começarmos a analisar o mercado de erva-mate devemos verificar o conceito de mercado. Podemos dizer que mercado “[...] consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de umanecessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo” (Kotler, 1998, p. 31), outro conceito é que “[...] o mercado é pensado como um espaço abstrato no qual se definem preços e quantidades das mercadorias transacionadas por consumidores (demanda) e empresas (oferta)” (Kupfer; Hasenclever, 2002, p. iv). Poderíamos ficar relacionandodiversos conceitos sobre mercado, mas este não é nosso objetivo, com estes citados anteriormente podemos identificar o conceito de mercado e inserir o nosso mercado em estudo.
2.1 CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE ERVA-MATE
Nelson Jerônimo Jaboinski, na dissertação “Avaliação da eficiência produtiva da cultura da erva-mate no alto Uruguai gaucho através da utilização de um diagrama de causa e efeito”, fazum estudo do mercado consumidor de erva-mate para chimarrão, e ele utiliza as constatação de BELTRÃO ET AL.(1998), que foi que as classes de menor renda consomem mais chimarrão e menos café. Também foi constatado que os estabelecimentos da preferência do consumidor na aquisição de erva-mate para chimarrão em Porto Alegre foi de: (1) supermercados com 72,4%; (2) minimercados com 10,3%; (3) pequenasvendas e fruteiras com 7,0%; (4) outros (casas especializadas) com 6,9% e (5) padarias com 3,4%. Quanto aos fatores que influenciam o consumidor no momento da compra do produto erva-mate para chimarrão, constatou-se o seguinte: (1) a textura com 32,6%; (2) a cor com 26,5%; (3) a origem de fabricação com 18,4%; (4) o aroma com 16,3%; (5) o preço com 2,5%; (6) a embalagem com 2,0%; outros com 1,7%.Nesta mesma linha, constataram que o consumidor percebe a qualidade do produto no momento do consumo e obtiveram os seguintes dados: (1) sabor do blend suave 32,6%; (2) a cor com 17,4%; (3) as características de formar espuma com 15,2%; (4) a característica de não propiciar o entupimento da bomba com 13,0%; (5) o conteúdo de palitos com 13,0%; o sabor com blend forte com 4,5%; (6) a durabilidadedo sabor com 4,3%. E o ultimo aspecto estudado foi uma avaliação do processo cultural do consumo de chimarrão entre as diferentes gerações da população estudada, quando constataram a desaceleração do consumo entre as gerações.
Para estudar o consumo deste produto vamos fazer uso da dissertação “Simetrias e assimetrias de valores pessoais entre consumidores de erva-mate convencional e da orgânica”de Tarcísio Hartmann. Neste ele faz uma analise do consumo da erva-mate convencional e orgânica, e verifica que:
O consumo de erva-mate envolve uma serie de questões comportamentais, entre as quais, os valores pessoais. Assim, os desejos e as necessidades podem estar relacionados com os valores pessoais, influenciando o consumidor. Quais seriam as diferenças, semelhanças e a hierarquia dos...
tracking img