Aolongamento na educação infantil para o desenvolvimentoda consciência corporal

2795 palavras 12 páginas
ALONGAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL

Carla Luiza da SILVA1 Orientador: Profº. Ms. Mario Augusto ARCA

Resumo
A sociedade devido aos grandes desenvolvimentos tecnológicos trabalha somente com a parte psicológica do ser humano, esquecendo que para ser completo, o ser humano precisa do psicológico e do físico trabalhando em harmonia, esse estudo investiga se o alongamento pode interfirir de fato no cotidiano das crianças com referencia na consciência corporal, cita-se o alongamento como uma forma simples, eficiente e que é executado em apenas alguns minutos, para que o desenvolvimento da consciência corporal ocorra, fala também sobre alguns malefícios da falta de movimentos realizados conscientemente.
Palavras-Chave:
Alongamento, movimento, consciência corporal, educação infantil.

1- Introdução Com o desenvolver da sociedade o ser humano perdeu a capacidade de utilização do próprio corpo, fator muito preocupante nos dias de hoje, pois o movimento é algo natural do ser humano. O movimento é a primeira manifestação de vida, pois durante a gestação realiza-se movimentos com o corpo em formação, o impedimento do movimento pode dificultar o desenvolvimento do pensamento e da atenção (LABAN 1978).
Freire (1992), coloca que na pré escola, as crianças eram vista como projeções do futuro, elas eram obrigadas a se esquecer de seu próprio corpo, pois, só assim se tornará adulta precocemente.
Exprimindo neste contexto que as crianças eram obrigadas a abrir mão de coisas importantes para a vida adulta, ocasionando conseqüências, devido a este controle dos movimentos da criança podendo desenvolver a passividade, perda do controle do corpo, da capacidade de reação, a falta do pensamento criativo e da percepção rápida.
Uma nas melhores formas de educar uma criança é aproveitar os recursos que ela já possui, criando atividades que facilitem a

Relacionados