Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS-FUNORTE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-ICS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM-1º PERÍODO INTEGRAL

Antropologia FilosóficaDOSCENTE: MS. Gabriel Nascimento Vieira
DISCENTE: Rosario Alfonso Polo Albujar

MONTES CLAROS
MARÇO/2013EXERCÍCIOS:
Texto1: “Campo e abordagem antropológicos”(livro: Aprender antropologia de François Laplantine.)
1) Porque “O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo”?
R: O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo porque o homemsempre se preocupou em entender o porquê da sua existência e se tornou também objeto do conhecimento de um saber cientifico que se limitou ao estudo do homem em sua totalidade e em todas as sociedades.2) A Antropologia coloca o homem como sujeito e objeto do conhecimento. Quais as dificuldades que esse fato gera para fazer uma “ciência do homem”? Qual a solução para superação dessas dificuldades?R: A antropologia sempre colocou o homem como se fosse um objeto sujeito, tornando difícil o trabalho pelo fato de sermos os personagens de nossa própria história.

3) Explique Como o autorentende o estudo do homem por inteiro e em sua diversidade?
R: O autor se preocupa com as culturas da humanidade sendo assim como um todo em sua diversidade histórica e geográfica.
4) Nos primórdiosda Antropologia, segundo Laplantine, está a descoberta do “Novo Mundo” em que os europeus são confrontados com modos de vida totalmente diversos dos seus. Assinale os aspectos deste debate destacandoos conflitos de interpretação apresentados na “Figura do mau selvagem e do bom civilizado e do bom selvagem e do mau civilizado”.
R: Ao encontrar o “Novo Mundo” os europeus se debateram com umacultura totalmente diferente a deles analisando alguns aspectos bons e ruims , pois para os europeus “selvagens” não tinham educação , não se vestiam adequadamente , não possuíam uma religião já os...
tracking img