Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DROGAS E SISTEMA NERVOSO
Autoras: Junia Freguglia Marina Fonseca

(www.cicloceap.com.br acesso em 26/03/09)

Tópico n.º 8 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: • • • Compreender a estrutura do sistema nervoso; Explicar a transmissão de impulsos nervosos; Relacionar o efeito das drogas com a alteração do funcionamento do sistema nervoso; • • Identificar drogas que alteram osistema nervoso; Avaliar as conseqüências do uso das drogas no convívio social.

Organização do texto: • • • • Informação História Atividades Projetos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1

I.

Introdução

O que são drogas? Por que as drogas mudam o comportamento das pessoas? Que mudanças elas provocam noorganismo? Por que elas viciam? Há drogas que são permitidas? Quais são os perigos relacionados ao uso de drogas? Qual a relação entre drogas e sistema nervoso? É preciso saber.

Usando drogas: multiplicando os riscos
Procurar informações sobre o que são as drogas e os seus efeitos não significa querer consumi-las. As perguntas sobre o assunto são freqüentes entre os jovens. O que é maconha? Cracke cocaína são a mesma coisa? Existem drogas leves e drogas pesadas? O que é dependência? O álcool faz mal, mesmo consumido moderadamente? Onde procurar tratamento? Com quem falar sobre o assunto? Essas e outras dúvidas são comuns entre os jovens e, infelizmente, as respostas muitas vezes são repletas de desinformação, fantasias, mitos e até preconceitos. As dúvidas chegam a ser mais freqüentesque o próprio uso de determinadas substâncias. São poucas as pessoas que têm condições de respondê-las com conhecimento real, seguro e isento. Além disso, em algumas ocasiões, o jovem tem medo de perguntar a seus pais pelo receio de eles pensarem que está usando drogas. A informação nunca deve ser negada. Saber o conceito e os tipos de drogas é o primeiro passo.
Trecho do texto extraído dehttp://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4412 acesso em 13/03/09

O conhecimento é fundamental em todas as ocasiões da nossa vida. Saber sobre como as coisas são e como funcionam ajuda bastante no nosso dia-a-dia, especialmente quando precisamos tomar decisões. Não seria diferente quando se trata de decidir se queremos uma vida saudável ou não, e isso inclui o uso ou não de drogas. As drogas agemespecialmente sobre o sistema nervoso alterando o seu funcionamento. Como veremos, o sistema nervoso é responsável pela coordenação de todas as funções do corpo. Suas células são permanentes, ou seja, não são substituídas ao longo da vida como acontece com outros órgãos do corpo humano. Significa, portanto, que o uso de drogas afeta o organismo de forma agressiva provocando danos às vezesirreversíveis.

2

Então, vamos conhecer o sistema nervoso e como os diversos tipos de drogas afetam o seu funcionamento. Também vamos discutir outros problemas como as mudanças de comportamento que afetam o convívio social do usuário de drogas.

Projeto 1 – O que você quer saber?

Um estudo realizado por uma pesquisadora da Tanzânia no ano de 2001 revelou o que jovens e adolescentes com idade entre 11 e20 anos, de regiões diferentes daquele país, alunos de escolas primárias e secundárias, gostariam de saber sobre drogas e seu uso. A partir desse levantamento foi produzido um folheto informativo com 37 perguntas e respostas. O folheto está disponível no site indicado na bibliografia desse módulo.

A) Consulte o folheto e identifique as perguntas que você também faria. Identifique aquelas quesão específicas dos estudantes daquela região.

B) Discuta com seus colegas e professor(a): O contato com as drogas pode variar de um país para outro? De uma região para outra? Por quê?

C) Assim como a pesquisadora, a classe poderá produzir um folheto informativo. Cada estudante deverá fazer uma pergunta. Todas as perguntas devem ser colocadas em uma caixa. Depois, essas perguntas deverão ser...
tracking img