Antocianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTOCIANAS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O termo antociana é de origem grega (anthos, uma flor, e kyanos, azul escuro) e trata-se de uma classe de flavonoides com aproximadamente 256 estruturasconhecidas. Depois da clorofila, as antocianinas são o mais importante grupo de pigmentos solúveis de plantas de origem vegetal. Responsáveis pelas cores de laranja, rosa, vermelho, violeta, azul e escarlatedas pétalas e frutos de vegetais superiores, também são encontradas em outros órgãos como raízes e folhas.
FUNÇÕES
Nas plantas sua coloração age como atraente de insetos e de pássaros com o objetivode polinizar e dispersar as sementes, também são responsáveis pela atividade inibidora do crescimento de larvas e de alguns insetos. Apesar de considerados como aditivos na indústria alimentar não sãomuito empregados pelas dificuldades de purificação, síntese e devido à sua instabilidade decorrente de diferentes fatores físicos (luz e pH) e possíveis reações com dióxido de enxofre.
EFEITOSTERAPÊUTICOS
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/235/230
O interesse farmacológico resulta de suas atividades anti-inflamatórias e antiedematogênicas. As antocianas esuas respectivas agliconas são compostos bioativos que possuem capacidade antioxidante.
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v13n3/artigo02.pdf-
A estrutura químicabásica das antocianas é uma molécula polar baseada em uma estrutura policíclica de quinze carbonos.

Figura 1 - Estrutura química das antocianinas (LÓPEZ, et al., 2000).
A forma livre das antocianas(antocianidinas) pode apresentar-se de maneira mais estável na forma de heterosídeos, nas posições C-3 e C-5, chamados antocianosídeos. Os açucares encontrados mais frequentemente são: glicose,galactose, ramnose, arabinose, xilose.

EXEMPLOS FREQUENTEMENTE ENCONTRADOS NA NATUREZA

(HARBORNE & GRAYER, 1988)
http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v13n3/artigo02.pdf- ANTOCIANINAS: UMA...
tracking img