Antiguidade Oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade Oriental
- estado : durante a antiguidade oriental, o estado inicialmente foi apenas o organizador das obras necessárias ao bem-estar da população , era baseado em nomos, ou seja ,estados independentes.
Estados teocráticos : sistema de governo ligado à crenças religiosas .
Estados burocráticos : organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentosexplícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais ( leis escritas)

Estados despóticos :  é uma forma de governo na qual umaúnica entidade governa com poder absoluto. Pode ser uma entidade individual, como numa autocracia, ou pode ser um grupo1 como numa oligarquia. O despotismo constitui uma das formas mais autoritárias de segovernar um Estado ou uma nação.
Talassocracia: governo comandado por uma elite de comerciantes marítimos.

Hierarquia social : níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade. Naantiguidade oriental não havia mobilidade social, critério por nascimento, hereditário.
Cidade- estado :  que se autogoverna, sem o auxílio ou intervenção de um ente baseado em outro centro políticoe administrativo. A estrutura de governo da cidade-estado foi muito utilizada na antiguidade, onde a população humana sedentária ainda era reduzida, e a noção de governo e composição para a formaçãode um estado ainda eram noções bastante abstratas.

Império : território geográfico extenso , contendo um conjunto de nações e povos etnicamente e/ou culturalmente diversos, governados porum monarca(denominado imperador) ou uma oligarquia.
Politeísmo : crença em vários deuses ligados à natureza.

Monoteísmo : Crença em um único Deus

Escravidao : prática social em que um serhumano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.

Modo de produção asiático :  caracteriza os primeiros Estados surgidos na Ásia...
tracking img