antiguidade oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Antigüidade Oriental
Esse tema comumente é tratado dentro do chamado Modo de Produção Asiático.

Falar em Modo de Produção é um tanto abstrato e conceitual, mas, na realidade, quando entendemosque Modo de Produção é a forma pela qual uma sociedade organiza seu modo de vida, com certeza torna-se mais fácil nos prendermos ao assunto.

Sem dúvida, ao iniciarmos o tema o primeiro interessedespertado é em relação à uma série de mitos em torno dessas primeiras civilizações que se formaram na História.



Porém, devemos levar em consideração que um dos papéis da História é justamente ode destruir os mitos -- pois, muitas vezes nos deixamos seduzir por determinados mitos que nos impedem de realmente ver a História.

Existe uma grande preocupação do estudante no sentido de "comoestudar " e "como compreender" as várias civilizações antigas do Oriente Próximo, nos vários períodos de sua história.

É necessário não se apegar a detalhes - muitas vezes curiosos e interessantes- e procurar entender a essência dessas civilizações dentro de uma regra geral : O Modo de Produção Asiático, e a partir de então estudar algumas exceções ou peculiaridades.

As característicasgerais do Modo de Produção Asiático

Quando falamos que a produção econômica dessas civilizações é predominantemente agrária, que as sociedade é estratificada e estamental, que predomina a teocraciaenquanto forma de dominação política e que a religião é politeísta. Não podemos entender essas várias realidades como partes estanques e desligadas umas das outras.

Muito ao contrário, em razão deum Estado teísta, forte, despótico e centralizado toda a comunidade era levada a obedecer a esses grandes deuses que a governava.

A situação a que esses grupos eram reduzidos, vivenciando a maisplena condição de ignorância, fazia-os acreditar que esse grande deus controlava, inclusive, os destinos da própria Natureza.

Dessa forma, vimos nesse momento também a criação de mecanismos de...