Antiguidade oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDE 02
Historicamente, por volta de 4000 a.C. varias comunidades foram passando do estagio neolítico para o de civilização. A necessidade de controlar águas, garantir o suprimento da comunidade edefender-se dos inimigos externos levaram a espécie humana a se agrupar em unidades maiores e a criar um estilo de vida.
Com o inicio da vida em sociedade, surgiram os primeiros indícios deescrituração contábil, intimamente ligados à necessidade de buscar medidas que assegurassem e protegessem os direitos do homem.

SLIDE 03
CONTRIBUIÇÕES DA MESOPOTAMIA
Os povos instalados entre as regiões doMar Egeu até o planalto do Irã e do vale do Rio Nilo ao vale do Rio Tigres e Eufrates foram considerados culturas superiores, por se basearem no uso de alguma forma de escrita.
O uso dessa escritalevou ao aumento de rigor nos registros e no controle das diversas quantidades associadas a diferentes espécies de gêneros.
Esse fato pode ser comprovado por documentos registrados em tabuletas deargila, feitos em escrita cuneiforme, encontrado nas antigas cidades de Ur, Uruk, Lagash e Nipur.
Esses escritos correspondiam a provisões, entregas, inventários ou trocas. Por serem decorrentes detransações econômicas realizadas, receberam a classificação de precursores da contabilidade escrita.
SLIDE 04
Os templos foram centros de devoção, fervor religioso, poder politico e de riquezaeconômica. Apesar das rivalidades, de tempos em tempos, instauradas entre o poder do templo e do palácio, podemos dizer que aqueles, e o que eles representavam, serviam com eficácia aos propósitos dos monarcas,porque os desígnios dos deuses justificavam ações régias.
O rei sumério Hamurabi (que governou de 1792 a.C. à 1750 a.C. e erigiu o Império Babilônico), por exemplo, reconstruiu as cidadesconquistadas e adornou os templos com tronos para as divindades, visando atrair a confiança dos povos subjugados.
Os santuários foram, também, fundamentais para a economia mesopotâmica, seja na organização...
tracking img