Anticorpos humanizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A existência de anticorpos diferentes para um mesmo agente patogénico torna a resposta pouco eficiente, sendo os anticorpos monoclonais os mais eficientes
Anticorpos monoclonais: Anticorposmonoclonais ou mAb surgem a partir de um único linfócito B, que é clonado e imortalizado, produzindo sempre os mesmos anticorpos, em resposta um agente patogénico. Estes anticorpos apresentam-se iguais entresi em estrutura, especificidade e afinidade, ligando-se por isso ao mesmo epítopo no antigénio.

Tecnica do hibridoma:
Os hibridomas são linhagens celulares desenvolvidas artificialmente paraproduzir um determinado anticorpo em grande quantidade.
Por exemplo, para produzir anticorpos monoclonais (utilizados na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças, como por exemplo,leucemias), retiram-se linfócitos B do baço de um animal que tenha sido previamente inoculado com o antigénio específico para o anticorpo que se quer isolar, para estimular a resposta imune. Os linfócitos Brecolhidos são fundidos com células de mieloma (células com capacidade de se dividirem indefinidamente)=Este tipo de anticorpos foi reconhecido pela primeira vez em pacientes com mieloma em que aexpansão clonal de plasmócitos malignos leva à produção de um anticorpo idêntico resultando num tumor ou neoplasia, e as células resultantes – os hibridomas – são colocadas em meios de cultura para semultiplicarem. Depois de se seleccionarem apenas as células do hibridoma que produzem os anticorpos específicos, procede-se a nova cultura, para ter disponíveis anticorpos para utilização in vivo ou invitro.

   Os hibridomas conjugam caracteristicas das células parentais:
Produção de grandes quantidades de anticorpos específicos para um único determinante antigénico;
Divisão celularcontinua, dando origem a um grande número de células.
   Aplicações biomédicas dos anticorpos monoclonais:
Diagnóstico de doenças;
Imunização passiva;
Tratamento do cancro;
Enxertos...
tracking img