Pneumotorax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumotórax


O pneumotórax é a entrada de ar no espaço pleural, o espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. Em condições normais, entre as duas membranas existe um espaço virtual revestido apenas por uma fina película de liquido lubrificante cuja pressão é inferior a pressão atmosférica, ou seja, pressão negativa. Esta entrada de ar pode ocorrer quando houver alguma ferida torácicaou ruptura das superfícies pulmonares, nestes casos o ar é rapidamente sugado pela pressão negativa e se aloja no espaço pleural o que causara uma restrição mecânica a expansividade pulmonar.
Existem dois tipos de Pneumotórax o espontâneo que é subdividido em dois, primário e secundário e o traumático.

O pneumotórax traumático pode ser também dividido em traumático aberto e fechado.

Otraumático fechado ocorre em traumas sem perfuração em tecido subcutâneo como, por exemplo, queda da própria altura, atropelamento e choque do tórax contra volante ou painel do carro, ou ainda agressão física.

O traumático aberto ocorre quando há ferimento perfurocortante com comunicação entre o meio interno e externo este geralmente corre em ferimentos por armas brancas e armas de fogo.

Opneumotórax espontâneo primário não tem causa predefinida geralmente acomete indivíduos longilíneos, acredita – se que seja devido ao atrito das pleuras junto ao espaço intercostal, neste tipo não há doenças pulmonares anteriores.

O pneumotórax espontâneo secundário ocorre quando há uma doença ou comprometimento pulmonar anterior, é bastante comum no DPOC. Este tipo de pneumotórax também podeocorrer quando há uma grande diferença de pressões como, por exemplo, em mergulhadores.


Existem ainda outras razões para o pneumotórax como, por exemplo, erro na passagem de cateter venoso, barotrauma e volutrauma:

Passagem de cateter venoso central: Uma grande veia é puncionada de preferência a jugular ou subclávia e um cateter é introduzido ate a veia clava, as vezes nesta passagem o cateterpode estar fora do vaso e o médico pode perfurar a pleura causando pneumotórax.

Barotrauma: Rompimento alveolar por excesso de pressão inspiratória, erro de ventilação mecânica ou hiperventilação com ambu.

Volutrauma: Rompimento alveolar por excesso de volume corrente aplicado na ventilação mecânica.




Sinais e Sintomas

Frêmito vocal – diminuído ou abolido
Percussão – timpânicaAusculta – diminuída ou abolida
A saturação de oxigênio pode estar diminuída

Tosse seca
Dor localizada
Dispnéia
Palidez
Hipotensão
Hipoxemia

Radiografia de tórax – a radiografia terá hipertransparencia sem visualização de trama vascular com desvio do mediastino para o lado contra lateral, rebaixamento da cúpula diafragmática.




Gravidade de Pneumotórax – (Pneumotórax hipertensivo)De grande magnitude com colapso pulmonar; Este é caracterizado pela abertura anormal da pleura o que facilita a entrada de ar mais impede a saída, neste se não houver tratamento imediato outras complicações ocorrem como desvio do mediastino, compressão cardíaca, diminuição de retorno venoso, diminuição de debito cardíaco, diminuição de pressão arterial, baixa perfusão tecidual, desconfortorespiratório extremo e óbito.



Contra Indicações

Em hipótese nenhuma se manipula um paciente com pneumotórax sem que este esteja drenado.



CONDUTA NO PNEUMOTÓRAX (TRATAMENTO)
O objetivo do tratamento do pneumotórax é diminuir os sintomas, impedir as complicações e evitar a recidiva. A escolha do tratamento é baseada na intensidade e duração dos sintomas, presença de doença pulmonarsubjacente, história de episódios anteriores e atividade profissional do paciente (Leão, 1997).
Os tratamentos possíveis estão descritos a seguir.

Conduta expectante
Um paciente assintomático, com pneumotórax pequeno estável menor que 20%, pode ser mantido em observação, ou em regime ambulatorial, com controle clínico constante e radiográfico a cada 24 horas, indicada para comprovar que o...
tracking img