Conhencendo samu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Ergonomia
Gestão em Saúde
Prof. Ana Maria

Davi Belizario
Helder Jose Cardoso Barral
Helizângela Ferrari Diniz
Victor Hugo Miyashiro Alves

Assuntos abordados:
O que e o SAMU;
Qual sua função;
Gestão;
Descrição dos diferentes tipo de ambulância;
Treinamento da Equipe;
Artigo sobre o Samu;

O QUE E O SAMU:
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DEURGENCIA.
Definido pelo Ministério da Saúde Federal [1] : O Samu 192 , Central de Regulação Medico Sanitária das Urgências, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências de 2003, e tem como objectivo ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal pretendereduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da populaçãoGESTÃO:

O SAMU depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde. A seguir, o passo a passo para a Implantação/Expansão desse serviço:

NORMATIZAÇÃO:

     - Política Nacional de Atenção às Urgências
     - Manual de Regulação Médica das Urgências 
     - Programa mínimo para implantação das motolâncias
     - Critériopara habilitação das motolâncias (atualizado em 05/11)

Roteiro para elaboração de Projeto SAMU 192 
Critérios para Habilitação das Centrais e das Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) (atualizado em 06/11)
Orientações técnicas para uma Central de Regulação:
     - Planejamento arquitetônico
     - Especificação do mobiliário
     - Especificação deequipamentos de TI e Rede.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar com o auxílio de seus veículos de salvamento:
- Ambulâncias
- Motolâncias
- Ambulanchas
- Helicópteros


AMBULÂNCIAS:

As ambulâncias do SAMU à serviço da população dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel. 
As Unidades de Suporte Básicoatendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.
As USAs são UTIs móveis e estão sendo equipadas com o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.
O Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico maispreciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.
Cada ambulância do SAMU será equipada com um pequeno aparelho (tele-eletrocardiógrafo digital portátil) capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame realizado no paciente em sua residência ouna ambulância é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor). O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo
esse processo dura, em média, cinco minutos. A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas deapoio no HCor














AMBULANCHAS:


As lanchas possuem todos os equipamentos necessários para o atendimento às Urgências e Emergências e atuam em regiões onde o transporte é feito prioritariamente por via aquática.

As ambulanchas estão nos seguintes estados: 
Manaus/AM, 
Porto Velho/RR, 
Macapá/AP, 
Belém/PA, 
Rio de Janeiro/RJ

MOTOLANCIAS:...
tracking img