Conhencendo samu

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Trabalho de Ergonomia
Gestão em Saúde
Prof. Ana Maria

Davi Belizario
Helder Jose Cardoso Barral
Helizângela Ferrari Diniz
Victor Hugo Miyashiro Alves

Assuntos abordados:
O que e o SAMU;
Qual sua função;
Gestão;
Descrição dos diferentes tipo de ambulância;
Treinamento da Equipe;
Artigo sobre o Samu;

O QUE E O SAMU:
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DEURGENCIA.
Definido pelo Ministério da Saúde Federal [1] : O Samu 192 , Central de Regulação Medico Sanitária das Urgências, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências de 2003, e tem como objectivo ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal pretendereduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da populaçãoGESTÃO:

O SAMU depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde. A seguir, o passo a passo para a Implantação/Expansão desse serviço:

NORMATIZAÇÃO:

     - Política Nacional de Atenção às Urgências
     - Manual de Regulação Médica das Urgências 
     - Programa mínimo para implantação das motolâncias
     - Critériopara habilitação das motolâncias (atualizado em 05/11)

Roteiro para elaboração de Projeto SAMU 192 
Critérios para Habilitação das Centrais e das Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) (atualizado em 06/11)
Orientações técnicas para uma Central de Regulação:
     - Planejamento arquitetônico
     - Especificação do mobiliário
     - Especificação deequipamentos de TI e Rede.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar com o auxílio de seus veículos de salvamento:
- Ambulâncias
- Motolâncias
- Ambulanchas
- Helicópteros


AMBULÂNCIAS:

As ambulâncias do SAMU à serviço da população dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel. 
As Unidades de Suporte Básicoatendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.
As USAs são UTIs móveis e estão sendo equipadas com o Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.
O Sistema Tele-Eletrocardiografia Digital permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico maispreciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.
Cada ambulância do SAMU será equipada com um pequeno aparelho (tele-eletrocardiógrafo digital portátil) capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame realizado no paciente em sua residência ouna ambulância é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor). O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo
esse processo dura, em média, cinco minutos. A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas deapoio no HCor














AMBULANCHAS:


As lanchas possuem todos os equipamentos necessários para o atendimento às Urgências e Emergências e atuam em regiões onde o transporte é feito prioritariamente por via aquática.

As ambulanchas estão nos seguintes estados: 
Manaus/AM, 
Porto Velho/RR, 
Macapá/AP, 
Belém/PA, 
Rio de Janeiro/RJ

MOTOLANCIAS:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Samu
  • samu
  • samu
  • Samu
  • Samu
  • Samu
  • SAMU
  • Samu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!