Antibioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antibióticos » Tudo o que precisa saber...
Um antibiótico é toda a substância que interfere com a capacidade das bactérias funcionarem normalmente (lembre-se, as bactérias são organismos vivos). Pode inibir o seu crescimento (antibiótico bacteriostático) ou matar as bactérias (antibiótico bactericida). Os antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas, que variam desde doenças quasemortais, como a meningite, a problemas comuns como o acne e a amigdalite. Os antibióticos não servem para curar doenças causadas por vírus, tais como constipações ou gripe.
História dos antibióticos
A penicilina, o primeiro antibiótico, foi descoberto em 1928 por Alexander Fleming em Londres, Inglaterra. Fleming fez a sua descoberta quando observou que as bactérias não conseguiam sobreviver numprato de cultura contendo um bolor frequentemente encontrado no pão.
Os cientistas passaram os anos seguintes a desenvolver o método para purificar a penicilina a partir deste bolor. No início da década de 40, a penicilina encontrava-se já disponível em larga escala. Pouco tempo depois, foram descobertos outros antibióticos.
A descoberta da penicilina foi considerada um milagre médico porqueajudou a erradicar muitas das doenças causadas por bactérias. Isto significava que doenças mortais, tais como a tuberculose, a pneumonia, a sífilis e o tétano podiam agora ser tratadas. No entanto, com o tempo, as bactérias começaram a tornar-se resistentes aos antibióticos.
Como funcionam os antibióticos?
Diferentes antibióticos têm diferentes maneiras de combater as bactérias. Podem, por exemplo:• Mudar a estrutura da parede celular das bactérias – As bactérias rompem-se, literalmente, devido à penetração de líquidos através da parede celular.
Exemplos: penicilina (e seus derivados – ampicilina e cloxacilina), cefalosporinas (ex.: cefoxitina), vancomicina
• Interferir na produção de proteínas – As proteínas são necessárias para assegurar o fabrico de novas bactérias para substituirbactérias que estão velhas e a morrer. Alguns antibióticos interferem com a capacidade das bactérias produzirem proteínas que são usadas para construir partes importantes da célula.
Exemplos: tetraciclinas, aminoglicosidos (ex.: gentamicina, tobramicina), macrólidos (ex.: azitromicina, eritromicina, claritromicina)
• Interferir na síntese do ADN – Estes antibióticos interferem na produção de novoscromossomos, a informação genética da célula.
Exemplos: quinolonas (ciprofloxacina)
Resistência aos antibióticos
O que é a resistência aos antibióticos?
Quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defender do efeito de um antibiótico, diz-se que adquiriram resistência aos antibióticos. Ao longo dos anos, as bactérias patogénicas – as bactérias que causam doenças – tornaram-seresistentes a muitos antibióticos convencionais devido ao abuso ou uso incorrecto dos mesmos.
Mitos comuns e realidade
MITO: Posso parar de tomar o meu antibiótico assim que começar a sentir-me melhor.
REALIDADE: Mesmo que se sinta melhor, precisa de continuar a tomar o antibiótico exactamente como o seu médico receitou. Se não terminar o antibiótico, algumas das bactérias perigosas podem não morrer,pelo que pode voltar a ficar doente. As bactérias que estão ainda vivas poderão também tornar-se resistentes e fazer com que a infecção que tem se torne mais difícil de tratar.
MITO: Desde que tome a dose certa, posso tomar o antibiótico a qualquer hora do dia.
REALIDADE: Os antibióticos não são tão eficazes se não forem tomados a horas. Como os medicamentos permanecem no organismo durante um certoperíodo de tempo, deve tomar cada dose de acordo com as instruções do seu médico e farmacêutico. Tomar antibióticos de forma irregular, permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem, aumentando o problema da resistência aos antibióticos.
MITO: Posso guardar o resto do antibiótico para tomar na próxima vez que adoecer.
REALIDADE: Nunca deve tomar o resto de antibióticos guardados, quer...
tracking img