Antibioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antibióticos


Antibióticos são substâncias produzidas pro células vivas que matam ou inibem o crescimento de microorganismo.
As primeiras noções sobre os antibióticos nos foram dadaspor Sir Alexander Fleming em 1928, quando ele descobriu que um produto do fungo Penicillium tinha o poder de destruir muitas doenças produzidas por microorganismo.
Correntemente obtemos muitosantibióticos a partir de fungos, bactérias e leveduras, mas um número cada vez maior é agora fabricado sinteticamente. Frequentemente, apenas uma pequena alteração na estrutura de um antibiótico deorigem natural pode produzir significativas mudanças na ação e no efeito de uma droga.
Todos os antibióticos têm seu ‘aspectro’ de atividade característico contra vários microorganismos. Umantibiótico de ‘amplo aspectro’ é eficaz contra muitos microorganismos; um antibiótico de ‘aspectro limitado’ é eficaz somente contra alguns microorganismos.
Muita coisa tem sido descoberta nosúltimos anos acerca da crescente resistência de vários microorganismos à ação dos antibióticos. Acredita-se que o uso de antibiótico em diversas infecções triviais tem permitido aos microorganismosdesenvolverem formas mutantes resistentes à droga. Isto é particularmente verdadeiro se um antibiótico é tomado apenas por poucos dias, ai em vez dos dias prescritos pelo médico, geralmente, para seu uso.Os organismos naturalmente mais resistentes à droga conseguem crescer e se multiplicar, enquanto que só os mais fracos são mortos.
As reações alérgicas a vários antibióticos também são comuns.Vários mecanismos de defesa do organismo começam a ser sensibilizados com a exposição repetida à droga, resultando nunca reação alérgica. Frequentemente essas reações são de fracas intensidades e podemproduzir apenas numa erupção de fácil tratamento. Entretanto, as exposições subseqüentes à droga podem produzir reações graves e até mesmo fatais.






As penicilinas


A...
tracking img