Antiacidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bicarbonato de Sódio
É um dos compostos mais antigos, utilizado durante décadas como antiácidos. É antiácido sistêmico, ou seja, é absorvido no intestino. Pouco empregado clinicamente porque existemoutros compostos mais efetivos, porém apresenta uma utilização bastante popular devido ao seu baixo custo e uma cultura já existente de praticar a automedicação. O bicarbonato de sódio é um sal de umácido fraco (ácido carbônico) com uma base forte (hidróxido de sódio), é muito solúvel provocando, assim, a neutralização do ácido clorídrico conseqüentemente controlando a acidez gástrica com umaação rápida e de curta duração. A reação química do bicarbonato de sódio e ácido gástrico (ácido clorídrico) resulta na formação de cloreto de sódio, água e dióxido de carbono, elevando, assim, o PHgástrico para valores entre 5 e 8.
Um efeito indesejado ocorre devido a liberação do dióxido de carbono (CO2) nessa reação, pois esse óxido irrita a mucosa gástrica e distende as paredes do estômagopodendo ocasionar eructações (arrotos) e flatulência. Outro efeito indesejado ocorre devido a sua alta solubilidade em que ao neutralizar totalmente o ácido gástrico pode provocar no estômago um efeito“rebote” estimulando a liberação suco gástrico, ou seja, provocando novamente uma acidez, esse processo faz com que o indivíduo ingira mais bicarbonato de sódio, repetindo este ciclo.
O bicarbonato desódio não é um antiácido ideal, pois além de apresentar esses efeitos indesejados, ele apresenta também diversas reações adversas como alcalose, pois ao ser absorvido pelo intestino, o bicarbonato desódio entra na corrente sanguínea provocando um distúrbio no equilíbrio ácido-base, aumentando o PH sanguíneo que pode causar náuseas, dor de cabeça e fraqueza, podendo também a alcalose resultar em umatensão sobre os rins, uma vez que eles são os responsáveis por manter o sangue em uma reação ácido-base estável.

Carbonato de Cálcio

É um antiácido não sistêmico, ou seja, é insolúvel....
tracking img