Sistema turistico de bonito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA TURÍSTICO DE BONITO - MS

A Cidade de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, nasceu em meados do século passado, em 1.948, com sua emancipação política, econômica e social do Município de Miranda (MS).
As atividades econômicas predominantes desde então, foram a pecuária, a agricultura e a mineração, vocações naturais de acordo com o clima, vegetação, solo e subsolo.Apesar de seu nome sugestivo "Bonito", a população não tinha a noção do potencial turístico existente na região, enquanto fator econômico e gerador de renda, mesmo porque na época, esta atividade ainda era uma realidade muito distante para o brasileiro em geral, e mais ainda para o sul-matogrossense de uma pequena cidade em seu interior.
Por outro lado, a existência dessas belezasnaturais foram registradas já nos nomes de córregos e rios da região, como os rios Formoso e Mimoso.
Um fator importante a ser destacado foi a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em 1986, resultado de uma preocupação ambiental. Este importante tem uma história de atuação efetiva na Cidade.
O turismo em Bonito teve seus primórdios na década de 1970, quando algumas pessoas,amantes da ecologia e cientistas se vêem atraídos pelas raras belezas naturais. Neste período não havia um passeio organizado, nem uma mínima estrutura turística na cidade. O turismo como negócio, era visto por poucos.
Já em meados da década de 1980, temos uma organização turística pitoresca. Passeios como a Gruta do Lago Azul, já com uma trilha rústica em seu interior possibilitam um passeioturístico. O Balneário Municipal Rio Formoso também recebe visitantes. Curiosamente os dois passeios turísticos que dão o ponto de partida para a fama de Bonito, estão em áreas públicas e são administrados pela Prefeitura Municipal de Bonito.
Os turistas não representavam um grande número de pessoas. Em geral provinham do Estado de São Paulo, que após, ou antes de conhecer o Pantanal, davamuma “passadinha” em Bonito. Permaneciam em média de um a dois dias e, geralmente vinham em grupos dentro de ônibus de turismo.
Surgem diversos serviços e produtos relacionados ao turismo, assim como o serviço de transportes.
Em 1995, também houve a abertura e reestruturação de alguns passeios turísticos em Bonito e região.
Entre o final da década de 1980 e início da década de1990, vão surgindo novos passeios turísticos em Bonito dentro de fazendas particulares, que normalmente continuavam suas atividades rurais, como a pecuária.
Aos poucos, Bonito oferece além da Gruta do Lago Azul, Balneário Municipal Rio Formoso e Passeio de Bote no Rio Formoso, passeios de trilhas e banhos nas cachoeiras e “snorkeling” em rios de águas transparentes.
O interesse porBonito vai aumentando, surgindo reportagens na TV, revistas e jornais. Também, não somente grupos que visitavam o Pantanal e, aproveitavam para “passar” em Bonito, mas começava a se perceber turistas em família, que se deslocavam em seus próprios carros.
Com o aumento da demanda, investidores locais e de outros estados, constroem hotéis de pequeno porte. Restaurantes e lanchonetes vão sepreparando para o atendimento de turistas. Há também algumas poucas agências de turismo, que sempre foram as organizadoras da programação do turista em Bonito.
Há um fato que não pode ser deixado de lado, que teve grande importância na fama que Bonito recebeu na década de 1990. Em 1993, temos a primeira turma de guias de turismo formada em Bonito e, neste mesmo ano, esta profissão foiregulamentada pelo Governo Federal. Em anos posteriores, vieram outros cursos para formação de guias de turismo.
Conforme o Banco do Brasil, Mato Grosso do Sul foi o Estado que apresentou o maior crescimento econômico em 1994. O que chamou a atenção de investidores.
Desde o princípio da atividade turística em Bonito, houve a necessidade de uma agência de turismo local organizar os passeios...
tracking img