Anteprojeto eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANGELA CRISTINA CARDOSO

Discussão acerca dos limites e possibilidades do ensino médio da EJA e da estratégia inglesa Skills for Life (Habilidades para a Vida) – um estudo comparado

CURITIBA
2011
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

O presente trabalho pretende fazer uma análise comparativa entre as políticas públicas que influenciaram a proposta curricular da EJA no ensino médio em uma instituiçãoparticular de Joinville, Santa Catarina, e as políticas públicas inglesas que influenciaram a proposta curricular do ensino para adultos no programa Skills for Life (Habilidades para a Vida) da Inglaterra, explorando as possibilidades e os limites de ambas.
O programa Skills for Life foi lançado em 2001. O modelo inglês prioriza o ensino da língua inglesa para nativos (alfabetização) eestrangeiros, matemática, informática e competências de empregabilidade. Os alunos têm aulas de 15 horas semanais sobre essas quatro matérias e, através da abordagem da organização como um todo (whole organisation approach), o currículo de cada máteria incorpora elementos das outras. O ensino da língua inglesa, matemática e informática se dá num contexto de empregabilidade. A língua inglesa também inclui oensino da nomenclatura referente à matemática. Os professores conhecem o currículo integral do aluno e, dessa forma, há mais coerência no aprendizado. Além disso, são somente dois ou três professores para cada turma. A escolha dessas matérias se deu por um foco na capacidade do indivíduo ´funcionar´ na sociedade, ter competências de empregabilidade. A fundamentação dessa escolha se deu atravésdo White Paper escrito pelo Departamento para Educação e Competências (DfES), em resposta ao Relatório escrito pelo Lorde Sandy Leitch. A mensagem do governo é a de que há muito a ser feito para atender os padrões requeridos para uma economia competitiva no futuro. O DfES menciona no White Paper que “o relatório inicial do outono de 2005 escrito pelo Lorde Leitch sobre as necessidades decompetências para a economia em 2020 representa um quadro assustador do ritmo em que outras nações como a China e a Índia estão melhorando a sua base de competências” (DfES, 2006, p.4)
Uma revisão literária sobre as políticas públicas internacionais de alfabetização para adultos encomendada pela NALA (Agência Nacional de Alfabetização de Adultos) e escrita pelo NRDC (Centro de Desenvolvimento de PesquisaNacional para Alfabetização e Ensino da Matemática para Adultos), Instituto de Educação, Londres, reitera que “ um dos principais desenvolvimentos em matéria de educação e da política econômica nos últimos 20 anos tem sido o maior foco em políticas de alfabetização e matemática, já que os governos passaram a ver um bom domínio das competências básicas como essencial para o sucesso econômiconacional e para a competitividade no mercado global.” (NALA, 2011, p.10)
Ainda de acordo com esta revisão literária, um número crescente de pesquisas têm demonstrado uma forte correlação entre os níveis de alfabetização e desenvolvimento matemático de adultos e uma ampla gama de indicadores de bem-estar individual, econômicos e não econômicos.
Os alunos do programa Skills for Life adquirem ocertificado de nível 2 em inglês e matemática, que é equivalente ao GCSE (Certificado Geral de Educação Secundária) britânico em inglês e matemática. Eles têm mais horas/aula para aprender e internalisar esses conteúdos, que são diretamente aplicáveis à sua vida pessoal e profissional.
Já no ensino médio EJA os alunos têm 13 matérias, incluindo duas línguas estrangeiras, com 17 horas e meia por semana.O curso tem duração de um ano e meio e um dos seus objetivos deveria ser, de acordo a Lei 10.172/2001, Item III - Modalidades de Ensino, sub-item 5.3 – Objetivos e Metas, n. 22 “Articular as políticas de educação de jovens e adultos com as de proteção contra o desemprego e de geração de empregos”. Este é um objetivo comum ao programa inglês e a lei 10.172 é do mesmo ano do surgimento do...
tracking img