Engrenagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Constituem-se basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se da através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve a atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferençade velocidade entre os pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda de contato ou travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir alem da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.
Engrenagens são usadas em vários tipos de máquinas e equipamentos. Estão presentes nas mais diversas aplicações: área damobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva); área industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs); área comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos); eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar).
É um elemento de máquina razoavelmente complexo, tanto para o projeto como para a fabricação, e paraa manutenção. Dependendo da aplicação exige projeto específico, ou pode ser selecionada a partir das dimensões normalizadas. Utilizam-se engrenagens principalmente na transmissão de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alteração de direção de movimento. Exemplo: Engrenagem (figura 1.1).

Figura 1– Engrenagem

O projeto de engrenagens é um procedimento bastantecomplexo que sofre pressões na construção por menor custo, maior capacidade de transmissão de potência, maior vida de utilização, menor peso e funcionamento com baixo ruído. A satisfação de cada um desses itens envolve um grande número de variáveis, tais como: parâmetros de projeto, tipos de materiais custo, possíveis processos de fabricação e as características resultantes de cada processo,máquinas-ferramenta disponíveis, quantidade requerida, tipos de engrenagens, dimensões, qualidade, interação com outros elementos da máquina, montagem, lubrificação, etc..
O dimensionamento de engrenagens, nas suas diferentes configurações, é função do conhecimento acumulado sobre a cinemática das relações de transmissão, dos esforços existentes, das limitações impostas, dos processos de fabricação, eoutros fatores. Na prática, alguns procedimentos utilizados para a obtenção de uma boa transmissão dependem também da tradição e experiência no projeto desse elemento de máquina, o que leva algumas empresas a acumularem tecnologia própria para o projeto e fabricação de redutores e variadores de velocidades. Devido a isso, é muito provável que um projeto independente, baseado apenas em normas eoutras informações disponíveis na literatura, não se assemelhará a um projeto de uma empresa especializada. Normalmente, as dimensões das engrenagens e por sua vez do redutor ficam maiores.

1.1 Principais partes da engrenagem

Partes de uma engrenagem

Os dentes são um dos elementos mais importantes das engrenagens. Observe, na figura, as partes principais do dente de engrenagem.

Partesprincipais do dente da ingrenagem.

Para produzir o movimento de rotação as rodas devem estar engrenadas. As rodas se engrenam quando os dentes de uma engrenagem se encaixam nos vãos dos dentes da outra engrenagem.
As engrenagens trabalham em conjunto. As engrenagens de um mesmo conjunto podem ter tamanhos diferentes. Quando um par de engrenagens tem rodas de tamanhos diferentes, a engrenagemmaior chama-se coroa e a menor chama-se pinhão.

Figura representa coroa e pinhão
Os materiais mais usados na fabricação de engrenagens são: aço-liga fundido, ferro fundido, cromo-níquel, bronze fosforoso, alumínio, náilon.

2. Tipos de engrenagens

Denomina-se engrenagem toda roda dentada de forma constante, destinada a transmitir e\ou receber movimento de outro elemento mecânico dentado...
tracking img