Eja historico legislacao e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A EJA é uma modalidade da educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio, com uma especificidade singular, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Consequentemente, a EJA necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio com a finalidade de possibilitar ao indivíduo, jovem ou adulto,retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar, bem como na própria vida.
Esta tem uma função reparadora, pois proporciona o acesso aos que não tiveram oportunidade de se apropriar da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela; recuperar a equidade social; proporcionar a todos a atualização de conhecimentos.Segundo Di Pierro (2010) o fato de uma pessoa não ter tido a oportunidade de freqüentar uma escola quando criança, não justifica a visão preconceituosa do analfabeto ou iletrado como um inculto ou “vocacionado” apenas para tarefas e funções “desqualificadas” no mercado de trabalho. Pois estes jovens e adultos inseridos em diferentes regiões do país, dentre os diversos estratos sociais,produziram uma rica cultura sob a forma de literatura de cordel, de teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas, bem como também as culturas afro-brasileira e indígena.

Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo a analisar as implicações desta modalidade de ensino, das quais referem-se ao seu histórico, legislação, financiamento,dados, sua precarização e os desafios.




1. HISTÓRICO

Fundamentada no artigo de Quaglio, Sabia (2010) ressalta que os primeiros educadores de adultos foram os padres jesuítas no século XVIII. Com a expulsão deles após a Reforma Pombalina a educação de adultos só ocorreu na década de 1940 de forma sistemática, pois com a grande percentualidade de analfabetos o governo crioualgumas campanhas para erradicar o analfabetismo. Durante os anos de 1947 a 1963 foram criados a CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ADOLESCENTES entre outras modalidades. No ano de 1967, no governo do Presidente Médici criaram o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Em 1971 o parecer 699/72 criou o ensino Supletivo para as pessoas acima de 14 anos que não tiveram a oportunidade de estudar eque ficaram sob a responsabilidade dos Governos Estaduais, com um número maior de alunos inscritos.

Os primeiros cursos profissionalizantes ficaram com as entidades privadas SESI- (Serviço Social da Industria) SENAI-( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC –(Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) com certificados de qualificação profissional , promovendo o Bem EstarSocial dos trabalhadores. Em 1985, durante o Governo do Presidente José Sarney o Mobral foi extinto e deu lugar a Fundação Educar até o ano de 1990. Neste mesmo ano, a Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo criou o Movimento de Alfabetização ( MOVA) inspirado por Paulo Freire durante a sua gestão frente ao Partido dos Trabalhadores (PT), e se espalhou por todo o país. Haddad (2007,p. 3) ressalta que esse modelo envolveu varias entidades e movimentos sociais que “passaram a desenvolver programas de alfabetização e escolarização de jovens e adultos, com a participação da sociedade civil, resgatando o ideário das experiências anteriores ao regime militar.”

A Conferência Mundial de Jomtien na Tailândia firmada em 09 de Março de 1990, após mais de 40 anos de luta, foiconsolidado para todas as nações a DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS, e trouxe uma nova proposta para a educação que se firmou como a Década da Educação para Todos.

Após vários anos e com uma política fragmentada a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil só teve seu reconhecimento após a promulgação da Constituição Federal de 1988(CF/88). A Educação de Jovens e Adultos...
tracking img