Antecedentes da fotomontagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Fotomontagem

* Introdução

Não é de agora que as imagens são artificialmente alteradas. Isso acontece desde os primórdios da fotografia analógica. Essas interferências eram usadas para modificar as fotografias. Afim, muitas vezes, de aproximá-las mais da arte (com quem rivalizada desde o seu princípio) e deixando de lado o conceito de que seriam apenas um registro do mundo real.Anterior a esta forma de manipulação da imagem outros procedimentos já existiam como a intervenção à lápis ou pintura no negativo ou na própria fotografia; o carte-de-visite; a dupla (múltipla) exposição; e o Compositing (Imagens compostas).
Já a fotomontagem, propriamente dita, nada mais é que a associação de imagens com o propósito de gerar uma nova imagem.

2.1 - Intervenções nos negativose fotografias

Eram usados desenhos a lápis ou mesmo pintura nos negativos para alterar elementos da fotografia original. Às vezes a interferência se dava na fotografia já no papel.

Figura 1 - Valentine and Sons – 1902
Este é o primeiro cartão postal publicado pela Valentine and Sons feito a partir desse negativo. Mais outros seis cartões postais publicados mais tarde usam o mesmonegativo e foram comercializados até final de 1930. Houve apenas modificações, perda de elementos. A mesma imagem aparece às vezes em sépia, preta e branca, ou colorida à mão.
Figura 2 – Valentine and Sons – 1934
Neste a foto está cortada, em sépia e a carruagem próxima as pessoas na calçada foi apagada.
Figura 3 - Valentine and Sons
Neste a fotografia volta ao enquadramento original e ganha coresatravés da pintura manual. Nota-se que o artista parece ter esquecido a calçada ao fundo.

2.2 - Carte-de-visite

André-Adolphe-Eugène Disdéri (1819 - 1889) foi o primeiro a patentear o “carte-de-visite” que consiste na técnica de usar uma única placa para vários retratos. Estas imagens em série numa mesma folha tornaram o processo mais rápido e barato fazendo a fotografia popular eacessível para as classes sociais menos abastadas da época transformando-o num homem rico e famoso. A facilidade da reprodução de sua técnica fez com que a mesma fosse largamente copiada em todo o mundo. Disdéri fotografava pessoas como se encontrassem no seu local de trabalho, em volta de suas ferramentas.

Figura 4 - Eugène Disdéri – O malabarista – 1860

Figura 5 - Eugène Disdéri – Petipa –1862

2.3 - Dupla exposição

É a técnica de expor o mesmo negativo duas ou mais vezes, criando imagens sobrepostas. Na fotografia digital este efeito é conseguido através de softwares de manipulação de imagem. O método HDR, por exemplo, consiste na combinação de três imagens com exposições diferentes para obter uma fotografia bastante detalhada.

Figura 6 - Henry Van der Weyde - Mr.Mansfield – 1895
Retrato em dupla exposição de Richard Mansfield (1857-1907) ator e produtor.

Figura 7 - Charles F Bracy - Retrato duplo de garoto de lado e costas – 1890
2.4.1 - Fotografias Espirituais

William H. Mumler praticava capturas amadoras quando conseguiu uma dupla exposição em um auto-retrato gerando um fantasma de si mesmo em seus ombros. Era fim da guerra civilamericana em meados do séc. XIX quando ele teve a ideia de usar a técnica para lucrar com as pessoas que buscavam conforto na ideia de contato com os entes falecidos. Após uma visita da viúva do Presidente Lincoln tornou-se famoso e bastante procurado por suas fotografias espirituais. Prática bastante popular até o séc. XX. Em 1869 Mumler foi acusado de fraude, mas foi absolvido por falta de provasconcretas.

Figura 8 - William H Mumler – “Fotografia espiritual” de Mary Todd e seu marido Abraham Lincoln – 1872

Figura 9 - William Hope – Casal de idosos com “espírito” de uma jovem – 1920
Não só compartilha do mesmo nome que William Mumler, como se utiliza também da dupla exposição para a criação de suas “fotografias espirituais”. Porém, na Inglaterra.

2.4 - Criando fotografias...
tracking img