Vanguardas artisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMBOLISMO E ARTE NOVA:
Simbolismo Movimento artístico internacional que floresceu nos finais dos séc. XIX com a I guerra mundial e a rev. industrial. Este mov evoluiu lentamente; emergiu como uma reacção contra os mov naturalistas ( realismo e impressionismo)uma vez que estes ignoravam da sua imaginação. Os simbolistas propuseram rectificar a situação ao produzir obras q suscitam estados deespírito e sentimentos. Estilo: linha; forma; cor - como a música; não usavam símbolos já definidos mas sim imagens sugestivas. Movimento literário e artístico, cujo manifesto se deve ao poeta Jean Monreás. Atingiu o seu auge em 1880 (+/-) quando algumas imagens se tornaram internacionalmente comuns com figuras pálidas e sexualmente ambíguas ( mulheres fatais que cativavam as suas vítimas com as suaslongas cabeleiras e a cabeça amputada)por Gustave Moreau; Sir Edward Burned-Jones. Arte Nova Embora partilhasse com o simbolismo o elemento fantasia preocupava-se mesmo com o efeito decorativo. Foi uma resposta ao movimento Arts and Crafts de William Morris. Influências: estampas japonesas, interesse pelos antigos padrões celtas. Foi o 1o estilo a ser promovido pela comunicação social de massas.Foi uma tentativa concertada de criar um estilo moderno internacional baseado na decoração. Caracteriza-se por formas ondulantes, motivos orgânicos e vegetais altamente estilizados. Reneé Lalique, Hector guimard, Mucha Charles Mackintoch .

AS PRIMEIRAS GRANDES TENDÊNCIAS DA PINTURA NO SÉCULO XX (FAUVISMO, EXPRESSIONISMO, CUBISMO, FUTURISMO)
Foi em França e na Alemanha que surgiram os primeirossinais de renovação da pintura do século XX, que ficou marcada: - pelo dinamismo e euforia artística que então se viveram, devido à multiplicação das actividades ligadas à arte, feitas pelos comercializastes e críticos de arte, pelas revistas da especialidade e pelas exposições particulares realizadas à margem da arte oficial; - pelo novo homem, saído de uma sociedade citadina, ainda cheia decontradições, que exigiu o retorno ás origens, numa atitude artística nova; - pela procura da pureza dos meios de expressão e pelo seu desligamento da realidade concreta, dando livre curso aos impulsos e aos sentimentos dos artistas, criando uma plástica que rejeitou as ideias e as formas antigas e se baseou em princípios autónomos, revolucionários e individualistas.

FAUVISMO:
O Fauvismo foi ummovimento nascido em França e baptizado em Paris, pelo critico Louis Vauxelles, que usou o termo "fauce" para classificar a violenta expressão cromática patente nas obras destes pintores, em oposição a uma escultura de características clássico- renascentistas presente nesse salão, levando-o a afirmar "Donatello parmi les fauces" (Donatello entre as feras). Constituiu o primeiro e, talvez, o maisimportante movimento de renovação da pintura francesa deste período, que combateu, ao mesmo tempo, o Impressionismo e os seus efeitos ópticos ilusórios, construindo uma pintura radicalmente nova que, apesar disso, utilizou os conhecimentos acerca da teoria das cores estudados no século precedente.
A sua origem remonta a diversos ensinamentos e referências: - de Cézanne, quando afirma que "à pinturajá não cabe relatar mas sim realizar-se a si mesma", ou seja, a criação pictórica torna-se autónoma da realidade objectiva; - de Van Gogh, quando diz que, "em vez de procurar representar o que tenho diante dos olhos, sirvo-me da cor mais arbitrariamente, para me exprimir de uma maneira mais forte" e a cor e o individualismo expressivo vão marcar, decisivamente, a pintura fauce; - de Gauguin, pelautilização antinaturalista e planificada das foras, das cores dos contornos a negro; - e da rate oriental em particular da pintura japonesa, planificada e de contornos lineares.
Apesar de não constituir uma escola organizada, o fauvismo pretendeu transmitir ao espectador emoções estéticas profundas através da exaltação das cores que delimitam e definem as formas planificadas, onde a ilusão da...
tracking img