Conceitos de wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
  Para entender melhor a criança dos 3 aos 6 anos - Estágio do personalismo:
            De acordo com Henri Wallon, a criança dos 3 aos 6 anos encontra-se no estágiodenominado por ele de personalismo, pois este estágio está voltado para a pessoa, para o enriquecimento do eu e para a construção da personalidade. É caracterizado pela exploração de simesmo, como um ser diferente dos outros, iniciando assim o processo de discriminação entre eu e outro, revelada pelo uso insistente de expressões como eu, meu, não, etc. Nesteestágio, a preponderância é afetiva e apresenta três fases distintas: oposição, sedução e imitação.
3 ANOS- A oposição deve ser compreendida como busca de afirmação de si, deconstituição de si como pessoa, como processo de diferenciação em relação ao outro.
4 ANOS -A fase da sedução ou idade da graça é caracterizada pela exuberância dosmovimentos, alcançada pela maturação motora e pela necessidade de ser prestigiada e admirada, tornando-se centro das atenções.
5 ANOS- Busca no outro a aprovação e ao se exibir, criançareconhece que pode ter sucesso ou fracasso. Quando a necessidade de aprovação e admiração não corresponde às suas expectativas, a criança torna-se ciumenta e competitiva.
6ANOS- A imitação é marcada pela busca de modelos para poder compreender sua posição nas relações com os outros. Portanto, o estágio do personalismo é uma etapa decisiva naconstituição da pessoa. As atividades descritas no plano de aula favorecem o desenvolvimento das crianças nas fases descritas por Wallon, pois a professora passa a ser o modelo, e ascrianças têm oportunidade de vivenciar os diversos papéis e conviver com outras de sua idade em torno de atividades de interesse comum, constituindo-se também como grupo.
 
tracking img