ansoff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Etapa 01
Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas
Etapa 02
Relatório do histórico da empresa
Etapa 03 e 04
Mantendo pessoas
Conclusão
Bibliografia













Etapa 1
Paralelo entre filme Tempos Moderno e Moderna Gestão de Pessoas
Na época em que o filme se passa, podemos observar que como consequência da grande depressão econômicado ano de 1929, foicaracterizado por uma grande demanda de oferta maior que a demanda do produto. E isso gerou consequências no processo produtivo das indústrias por conta do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos. E a diminuição das importações pela Europa.
E isto nos convida a diversas reflexões, principalmente sobre algumas sensações. O sentido da vida se tornaindefinido e não sabemos como enfrentar esses obstáculos. Pois nesta época do filme várias empresas tiveram falência e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Colocou- se em prática rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmica do Ford, obcecado pela produção, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas, trazendocomo consequência uma sobre produção ou grande produção em massa de tal magnitude que ocasionou uma grande recessão inimaginável sem fronteiras.
Atualmente não existe muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa, transformando-lhes em“colaboradores” ao invés de simples funcionários.
Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época
Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.
Como podemos observar naquele tempo o funcionário não era valorizada, a empresa não se importavam com o bem estar de seusfuncionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional,
A moderna Gestão de Pessoas faz o oposto do que era feito naquela época. Pois as empresas perceberam que a valorização dos funcionários também traz uma forma melhor de atender o cliente, ampliando assim a atuação no mercado e otimizando os resultadosfinanceiros.
Cada vez mais os funcionários ficam motivados a trabalhar, buscando obter dentro da empresa o reconhecimento profissional. Não só como um simples funcionário, mas consequentemente irão melhorar as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.

Assim concluímos que nem tudo mudou com a nova gestão de pessoas, pois ainda lidamos com alguns fatores antigos ainda existentes emnossos dias atuais, em alguns locais de trabalho ainda se executa o sistema de linha de montagem na qual o trabalho repetitivo ainda existe, temos que nos adaptar e lidar a todo o momento com as novas tecnologias e exigências das empresas. Deixando claro assim que ainda existe a desigualdade social.











Etapa 02
Relatório da Empresa
Empresa: TAM Linhas Aéreas S/A
Filial deCampinas:Rodovia Santos Dumont – Campinas - Aeroporto de Viracopos
Segmento: Transporte aéreo de Cargas
Porte/Tamanho: Grande porte
Missão: Ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade.
Visão: Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.
Publico alvo: A TAM, objetiva atrair, desenvolver e reter pessoas motivadas eidentificadas com sua missão e visão, de forma a torná-las a fonte mais fundamental de vantagem competitiva sustentável, juntamente com sua cultura organizacional. Com este foco, a política de Gestão de Pessoas da empresa incentiva relações de trabalho bilaterais, que valorizem o homem, visando sua segurança, tranquilidade, motivação para o trabalho e desenvolvimento contínuo de suas habilidades....