Anotomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDIVAN PEREIRA DOS SANTOS – RA 1088772













TRABALHO ANATOMIA HUMANA GERAL.




























CENTRO UNIVERSITÁRIOCLARETIANO - BH

ANATOMIA HUMANA GERAL




1 - Descreva os planos de secção e os eixos anatômicos.
Os planos de secção é o norte para orientar a dissecação, à base da anatomia. Portanto, esses planos cortam o corpo humano em partes, tendo o plano de secção mediano, divide o corpo humano em duas metades iguais: a metade direita e a metade esquerda. Paralelamente ao plano mediano há o planode secção sagital. Verticalmente, existe o plano de secção frontal ou coronal, que divide o corpo em parte anterior e posterior. O corpo humano também pode ser dividido em metade superior e inferior pelo plano de secção transversal ou horizontal. Esses planos também são considerados na hora de analisar os movimentos corporais. Mas, para uma melhor analise dos movimentos, precisamos determinar oeixo em torno do qual ele esta ocorrendo.
Planos de secção fundamentais!
Plano mediano: É o plano que divide longitudinalmente, o corpo humano em duas metades iguais, direita e esquerda.
Sagitais: São planos verticais que seccionam o corpo humano paralelamente ao plano mediano.
Frontais ou coronais: São os planos verticais que dividem o corpo humano nas partes anterior e posterior.
Transversaisou horizontais: São planos que divide o corpo em partes superior e inferior




Eixos de movimento do corpo humano:
Eixos são linhas imaginarias que atravessam o corpo unindo os centros dos planos de secção. O corpo humano apresenta três eixos imaginários.
Eixo vertical, longitudinal, ou crânio caudal: passo do centro do plano superior ( cranial) para o centro do plano inferior (caudal)atravessa o centro do plano de secção transversal.
Sagital, antero-posterior: Passa do centro plano anterior (ventral) para o centro do plano posterior (dorsal) atravessa o centro do plano de secção frontal.
Transversal ou lateral: passo do centro do plano lateral direito para o esquerdo. Ou vice versa. Atravessa o centro do plano de secção sagital
2- Como o esqueleto humano é divido? Quaisossos compõem cada parte?
O esqueleto humano é dividido em duas partes: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, contem 206 ossos. O esqueleto axial forma o eixo do corpo humano e é composto pelos ossos do crânio, pela caixa torácica e pela coluna vertebral. Já o apendicular é a parte apensa e livre do esqueleto, formado pelos ossos do membro superior e do membro inferior. O esqueleto apendicularesta ligado ao esqueleto axial pela cintura escapular e pela cintura pélvica. Além dessa divisão que pode classificar o osso quanto sua localização, os ossos podem ser classificados de acordo com sua forma, podem ser longos, curtos, laminares e irregulares. Alguns ossos apresentam características peculiares, recebendo uma classificação especial, como: premáticos e sesamoides.
3- Quais os tiposde articulações? Quais as características básicas de uma articulação sinovial?
SISTEMA DE ARTICULÇAO:
Tipos de articulações há uma grande variedade de articulações que pode se diferenciar quanto a forma ou as funções, de acordo com o tipo de elemento que se interpõe entre os ossos que se conectam podemos define três tipos de articulações ou junturas, as fibrosas, as cartilaginosas e as sinoviais.As articulações sinoviais são as mais comuns do corpo humano e sua característica funcional e mobilidade.



Para que essa mobilidade ocorra é necessário que os ossos que se articulam estejam livres para se deslizarem durante os movimentos e que haja algum elemento facilitador, ou seja, lubrificador. Assim a maior característica desta articulação é a presença de um líquido viscoso e...
tracking img