Anos 80

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Década de 80
 
 Ainda sobre a influencia de décadas anteriores , do movimento tropicalista, de Caetano, Roberto Carlos,Sambão, ele continua romântico , telefona pra ela e deixa rolar um som:
    "Fonte de mel, num olhos de gueixa, Kabuk, máscara.Choque entre o azul e o choque de acácias, luz das acácias, você é mãe do sol."
O romantismo permaneceu mesmo tendo havido nesta década muitosmovimentos marcantes na historia do nosso país.
O Brasileiro nunca deixou de ser poeta, romântico,apaixonado e ao mesmo tempo amante de  seu país , lutar pelos seus direitos,como mostra a foto ao lado representando o movimento das
"DIRETAS JÁ" nos anos 80
O "VOLTAR"  está logo após este  interessante  texto sobre os
Anos 80 
Após as décadas de 60 e 70, quando o país vivenciou grandestransformações econômicas e sociais, passando de uma certa ingenuidade coletiva dos anos 50 às dificuldades políticas da ditadura militar, iniciou-se a década de 80 com a população mais esclarecida sonhando com reabertura política e volta à democracia.
Se por um lado era possível antever melhorias políticas, a economia não apresentava indicadores animadores; o país conviveria com índices econômicos apenasrazoáveis e inflação crescente, tudo fazendo crer que nada poderia melhorar a curto prazo.
As lideranças culturais e políticas deflagraram o movimento das "Diretas já" em 1983 e 1984, empolgando o país com a campanha pela eleição direta para presidente da República, mas infelizmente nosso Congresso não teve coragem para aprová-la : teríamos ainda eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito emjaneiro de 1985; simbolizou essa vitória a vontade da sociedade civil contra o candidato dos militares e a retomada do respeito à vontade popular; lamentavelmente Tancredo adoeceu, vindo a falecer sem tomar posse em 21 de abril do mesmo ano causando imensa comoção popular; assumiu o vice José Sarney.
Na economia tivemos que conviver com diversos planos econômicos de promessas mirabolantes mas  pífiosresultados: Plano Cruzado em 1986, Plano Cruzado II em 1987 e Plano Bresser no mesmo ano: evidentemente tantas mudanças conceituais desestabilizaram a economia e a grande maioria das empresas foi prejudicada; a inflação atingia 365% ao ano sem perspectivas de diminuição.
Em 1988 foi promulgada nova Constituição ratificando definitivamente o estado de direito no país: apesar da euforia da maioriada população, críticos mais esclarecidos indicavam haver mais "benefícios" que "obrigações" na nova Carta Magna; anos mais tarde comprovou-se tal desequilíbrio com o terrível aumento das contas "a pagar" do governo.  
Em 1989 realizou-se a primeira eleição direta para presidente da República em quase 30 anos, vencida por Fernando Collor de Mello. Muitos críticos passaram a chamar os anos 80 de "adécada perdida" pelos avanços que o Brasil deixou de fazer nas áreas social e econômica.
Depois do fracasso de 1950 para o Uruguai, em 1982 o futebol brasileiro teve talvez a maior decepção com a derrota para a Itália no mundial da Espanha: o Brasil conseguira formar sob o comando de Telê Santana, uma das melhores equipes dos últimos anos, jogando maravilhosamente bem, mas por ironia dos deusesdo futebol não chegou ao título. Perdemos também o mundial de 1986 no México.
Para compensar tivemos a consagração do judoca Aurélio Miguel, vencedor da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seoul.
Nas artes, em particular no cinema tivemos a consagração de Fernanda Torres no Festival de Cannes, recebendo o prêmio de melhor atriz de 1986 pelo filme "Eu sei que vou te amar".
O sucessodas telenovelas brasileiras crescia assustadoramente e o Brasil de comprador de enlatados de televisão passou a exportador de novelas com muito sucesso; nossas musas televisivas eram Luiza Brunet, Xuxa, Luciana Vendramini e Vera Fisher.
Evidentemente os movimentos musicais brasileiros foram influenciados pelas dificuldades da economia e da educação que iniciou um processo de forte declínio...
tracking img