Anorexia

Anorexia é um assunto que sempre vejo ser abordado de forma muito superficial, vi algumas comunidades no Orkut onde os membros ali presentes eram “anas” e “mias”, ou seja, anoxéricos e bulêmicos. Videpoimentos dos mesmos, falando de suas experiências um tanto, sacrificantes demais. Decidi pesquisar a causa dessa doença, suas conseqüências e se há tratamento. Na internet, achei as informações –muito claras, diga-se de passagem – e decidi mostrá-las aos leitores do blog. São estas:

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar(caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociedade. Uma pessoa com anorexia nervosa échamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ter também bulimia.

Definição clínica da anorexia nervosa:
01. Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
02. Excesso de atividade física.
03. Medointenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, a anoréxica pensa que tem um peso acima do normal.04. Negação quando questionado sobre o transtorno.
05. Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia causa sérios danos ao sistema reprodutor feminino. Que pensa que tem umpeso acima do normal.

Outros sintomas e perigos incluem:
01. Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
02. Danos intestinais, quando o anoxérico faz uso excessivo delaxativos
03. Danos ao rim, quando o anoxérico faz uso excessivo de diuréticos
04. Anemia (devido ao baixo nível de ferro)
05. Osteoporose (devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência dointestino em absorvê-lo).

Causas da anorexia nervosa
A anorexia afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres)....
tracking img