Anorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E ”Dr. Samuel de Castro Neves”.

Carla Rosa
Emmanuelle Sthefany Stenico
Paulo Roberto Verdi Mariotti

“ANOREXIA E BULIMIA:
ANA E MIA! SERÁ QUE ELAS SAÕ REALMENTE SUAS AMIGAS?”

PIRACICABA/ SP
2012

E.E “Dr. Samuel de Castro Neves”.

Carla Rosa
Emmanuelle Sthefany Stenico
Paulo Roberto Verdi Mariotti

“ANOREXIA E BULIMIA:
ANA E MIA! SERÁ QUE ELAS SÃO REALMENTE SUAS AMIGAS?”Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) apresentado a ESCOLA –E.E “Dr. Samuel de Castro Neves para obtenção do título da conclusão de curso, sob a orientação da Profª. Madalena Pompermayer.

PIRACICABA/ 2012

Agradecimento

Primordialmente, agradecemos a Deus por nos ter dado a vida.
Aos nossos pais, amigos e professores que nos proporcionarem sempre o apoio emdiversas dificuldades.
Em especial, a Professora Madalena Pompermayer, pela paciência e colaboração na elaboração dos desenvolvimentos de nossas pesquisas.

“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”.
Albert Einstein

INTRODUÇÃO

O estudo do comportamento alimentar tem despertado grande interesse por se tratar de um fenômeno complexo que envolveaspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais. Os agravos nutricionais decorrentes de o comportamento alimentar (obesidade, bulimia e anorexia) representa grandes desafios para a saúde pública na atualidade, pois diversos fatores de risco, associados à ingestão de alimentos também proporcionam o aparecimento de outras doenças como as cardiopatias e a pressão alta, por exemplo. Então surge anecessidade de compreender e intervir o mais prematuramente possível na organização das práticas alimentares.
Os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos caracterizados por uma grave perturbação de o comportamento alimentar, sendo a anorexia e a bulimia nervosas os dois tipos principais.
A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares muito comuns entre adolescentes do sexo feminino.
Aanorexia nervosa pode ser definida como uma recusa sistemática em manter o peso no mínimo normal adequado à idade e altura, acompanhada de uma perturbação no modo como o indivíduo vivência seu peso e sua forma física.
Já a bulimia nervosa caracteriza-se por episódios de comer compulsivo, associados a sentimento de descontrole sobre o comportamento alimentar.
Nos dois casos o peso e o formatocorporal exercem marcada influência na determinação da auto-estima dos pacientes, que via de regra encontra-se rebaixada.
Acredita-se atualmente que exista uma etiopatogenia multifatorial, com hipóteses da influência combinada da dinâmica familiar, do meio cultural e de aspectos da personalidade do indivíduo como fatores concorrentes para a predisposição, instalação e manutenção dos distúrbios.
Asociedade atual tem sido apontada como uma grande influência para o crescimento da bulimia e da anorexia. A beleza tem sido exageradamente valorizada, sendo o corpo magro encarado como símbolo de poder, autocontrole e modernidade. A pessoa que está “fora do peso”, portanto, fica excluída, sendo considerada, muitas vezes, como deformada, já que “crenças culturais determinam normas sociais na relaçãocom o corpo”.
A terapêutica baseia-se num trabalho de equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. A intervenção precoce e o progresso no tratamento das modalidades têm contribuído para o declínio da mortalidade em casos de anorexia e bulimia.Resumo

Sob os transtornos alimentares, citaremos duas síndromes importantes e bem graves: anorexia nervosa e bulimia nervosa.
A anorexia nervosa é uma doença que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Esta síndrome assustadora pode desencadear respectivamente em jovens, de ambos os sexos, que pode estar ligados a problemas de alta imagem, dificuldade em ser aceito pelo...
tracking img