Angela peixoto ;d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
11º Ano – Curso de Artes Visuais – História da Cultura e das Artes – Módulo 9: a Cultura do Cinema

Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira/Professor José Couto

GUERNICA(1937), de PABLO PICASSO
1. O que motivou a escolha do tema? 2. Quais as características técnico-formais da obra e as suas influências? 3. Qual o significado da obra? 1. Guernica, produzida pelo artistaespanhol Pablo Picasso, em 1937, nasceu de uma encomenda que lhe foi
feita para pintar um grande mural para o Pavilhão da República Espanhola, a ser apresentado na Exposição Internacional de Paris.Porém, quando tomou conhecimento do bombardeamento da pequena vila basca de Guernica pela aviação alemã e italiana, ao serviço de Franco e no contexto da Guerra Civil Espanhola (1936-39), Picassodecidiu fazer desse acontecimento o tema da sua obra.

2. Guernica é um grande quadro (cerca de 3,5 m de altura por quase 8 m de comprimento), pintado a óleo
sobre tela. A sua composição clássica estáorganizada como se fosse um tríptico, dando ideia de movimento através das linhas rectas e diagonais, e caracteriza-se: − pelo claro-escuro e pelo cheio-vazio; − pela agitação e distorçãoexpressionista das figuras; − pelo tratamento cubista – decomposição dos planos e das formas, grafismo e paleta mínima (negro, branco, cinzento); − pelo carácter expressivo (bocas gritantes, olhos grandes edeslocados) e simbólico dessas mesmas figuras – são todas mais ou menos planas (bidimensionais), com excepção do cavalo; − pela representação de um espaço construído não em função de leis ópticas, massegundo uma vontade de expressão do artista; − pelo simbolismo e pelas notações do inconsciente (influência do Surrealismo). A luz provém dos corpos pintados de branco, como expressão do sofrimento.Tudo se orienta para o lado esquerdo, para onde todos se dirigem, como se fosse uma saída da vila.

3. Partidário da Frente Popular (anti-franquista, portanto), Picasso apresentou em Guernica uma...
tracking img