Anencefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anencefalia

Definição

A anencefalia é uma desordem cerebral que resulta de defeito no tubo neural. Quando o feto sofre de anencefalia há ausência de uma grande porção do cérebro, crânio e escalpo. Bebês com anencefalia nascem sem a parte frontal do cérebro, que é a maior parte deste consistindo principalmente dos hemisférios cerebrais responsáveis pelo pensamento. O tecido cerebralremanescente geralmente fica exposto -- sem cobertura de ossos ou pele.
O "National Institute of Neurological Disorders and Stroke" (NINDS) apresenta a anencefalia da seguinte forma: "Uma criança que nasce com anencefalia é geralmente cega, surda, inconsciente e incapaz de sentir dor. Embora alguns indivíduos com anencefalia possam nascer com tronco cerebral rudimentar, a falta da partefrontal do cerebral funcionando elimina permanentemente a possibilidade de algum dia ganhar consciência. Podem ocorrer ações reflexas, como respirar e respostas a sons ou toques."
A anencefalia é uma má-formação congênita que atinge acerca de 1 em cada 1000 bebês. Pesquisas sugerem que bebês do sexo feminino têm maior probabilidade de ser afetados pela anencefalia. A palavra anencefaliasignifica “sem cérebro”, mas não está totalmente correto. Faltam ao bebê atingido partes do cérebro, mas o cérebro-tronco está presente. Quando um bebê anencéfalo sobrevive após o parto, terá apenas algumas horas ou alguns dias de vida. A má-formação geralmente é reconhecida durante o pré-natal. Após o diagnóstico os pais se deparam com a difícil decisão entre vida e morte.

Causas da AnencefaliaAs causas da anencefalia são desconhecidas. Embora acredita-se que a dieta da mãe e sua ingestão de vitaminas possam ter alguma influência, cientistas acreditam que muitos outros fatores também estão envolvidos. Estudos recentes têm mostrado que a suplementação de ácido fólico (vitamina B9) na dieta da mulher em idade reprodutiva possa reduzir significativamente a incidência de defeitos notubo neural. Desta forma, é recomendado que mulheres em idade reprodutiva consumam 0,4 mg de ácido fólico diariamente.

Prognóstico e tratamento da Anencefalia

Não existe cura ou tratamento para anencefalia, e o prognóstico é ruim. A maioria dos bebês com anencefalia não sobrevive ao nascimento. Caso o bebê não nasça morto, ele geralmente morre em algumas horas ou dias após onascimento. No Brasil a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que deixe de ser considerado crime o aborto de feto com anencefalia. A entidade defende que, além de ser potencialmente perigoso para a gestante, carregar um feto anômalo que não sobreviverá ofende a dignidade humana da mulher. Apesar de a gravidez poder ser levada adiantenormalmente (pois a saúde da mãe não corre risco maior do que em uma gravidez de um bebê saudável), muitas vezes as mães são aconselhadas a interromper a gravidez.

No Brasil a interrupção é crime, pois o aborto só é permitido legalmente em duas condições: quando a gravidez resultou de um estupro ou quando a vida da mãe está em risco. Ainda assim, pode se conseguir uma liminar com um juiz, pedindo aantecipação de parto. Isto será feito com acompanhamento médico. Lembrando que a interrupção não é o único caminho possível, quando pais são confrontados com a certeza da perda do seu filho. Através de informações fundamentadas queremos proporcionar melhor compreensão sobre a má-formação. Relatos de pais que passaram por esta situação mostram inúmeros caminhos e outros links e informações têma intenção de ajudar e confortar um pouco as famílias que passam por esta experiência muito difícil.

Anencefalia Sobrevida

Para crianças nascidas com mais de 2.500g:
47% morreram no primeiro dia
44% entre um dia e uma semana
8% entre uma semana e um mês
1% com cerca de três meses
( POMERANCE e SCHFRIN, 1987)

Ocasionalmente 7 a 10 meses...
tracking img