Anemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

“Palidez a fraqueza devem-se a corrupção do sangue” A frase de Hipócrates, apud. Failace, ano 2003, p. 73, mostra que ele foi o pai e o profeta da medicina, foi quem primeiro relatou os principais sinais e sintomas da doença que conhecemos hoje como anemia.
“Leucemia corresponde às formas de crescimento não controladas dos tecidos, que foge parcialmente ou totalmente cocontrole do organismo, com efeito agressivo.”
(FAILACE, 2003, P. 225).



Anemia

Anemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a diminuição das taxas de hemoglobina, e tem como referência respectivamente: para homens adultos, é de 13g/dl, para mulheres adultas a taxa é de 12g/dl, e para mulheres gestantes e crianças de seis meses a seis anos é de 11g/dl.
As anemias podem decorrerde múltiplas causas. É uma síndrome e sua prevalência causa problema de saúde publica em todo mundo, está liderada pela anemia ferropriva a mais comum, esta relaciona com falta de uma alimentação adequada, deficiente em ferro.
Anemia é a condição na qual o sangue não tem a capacidade de transportar oxigênio, ou a mesma está reduzida, existem vários tipos de anemias, todas com as mesmascaracterísticas, o número reduzido de glóbulos vermelhos ou redução da quantidade de hemoglobina no sangue. (FAILACE, 2003, p. 72.)

Anemia ferropriva

Anemia Ferropriva é a mais comum é provocado por deficiência de ferro, causada pela absorção inadequada do mesmo, com uma alimentação deficiente as crianças estão mais suscetíveis a desenvolver essa anemia, e as mulheres, devido à perda sanguíneamensalmente.
O paciente com anemia ferropriva apresenta palidez nas membranas e mucosas, geralmente e clinicamente reconhecida, quando a hemoglobina está inferior a 9g/dl, existe palidez nos lábios, conjuntivas, sulcos das palmas e leito ungueais, a cor da pele não é um sinal confiável de anemia visto, que depende da circulação cutânea, bem como o teor hemoglobínico do sangue. A unha dos pacientespode ser sulcadas e quebradiças, e celoniquia e comum queilose angular e estomatite.
Nos casos mais graves, especialmente em idosos, podem apresentar glossite atrofica com perda de papilas filiformes. A doença está caracterizada por palidez, fraqueza, fadiga, anorexia, diminuição da libido, em casos mais graves dor de cabeça semelhante à enxaqueca, a doença pode desenvolver lentamente, podendopassar despercebida por muito tempo.
Alem de outras reprecurssões, a anemia afeta o organismo como um todo, e interfere no crescimento e no desenvolvimento físico e mental, de crianças e adolescentes, a um comprometimento escolar como incapacidade de fixar atenção. De acordo de (FAILACE, 2003, p. 108.)
As causa da anemia ferropriva em criança: A prematuridade, iatrogênese no berçário, dieta semcomplementação apropriada, deitas extremas e verminoses. Em adultos hipermenorréia, sangramento crônico do trato digestório, sangramentos de outras origens, gestações repetidas sem complementação nutricional, verminoses, deitas restritas, doação de sangue sem espera adequada, defeito de absorção.

Anemia Megaloblástica

Anemia megaloblástica é causada por falta de vitamina B12(cobalamina),e ácido fólico (folato), que atuam independentemente na formação dos glóbulos vermelhos normais, causando um bloqueio na produção de um componente essencial na síntese do DNA (tinidina). A carência de uma destas vitaminas causa uma grave anemia, há um número escasso de glóbulos vermelhos no sangue.
“A megacariocitopoese e irregularmente comprometida, a trombocitopenia não e constante, a umconjunto de alterações, diz-se haver uma anemia megaloblástica”. (FAILACE 2003, p. 125).
A anemia megaloblástica se não ser detectada, pode haver lesões neuropsiquiátrica irreversível.
Anemia megaloblástica causa interferência no metabolismo, e decorre de múltiplas causas. Os sintomas decorrem logo que os estoques de vitamina do corpo esgotam, perda de apetite, dores abdominais, enjôos,...
tracking img