Trabalho o profissional administrador rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO EAD

TRABALHO DA DISCIPLINA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR

Equipe: Orli Cristiano Souza Silva
Professor:
Ana Carolina Vilela

Sapucaia do Sul/RS
Abril – 2011

INTRODUÇÃO
Relatar o histórico da área de Administração de RH, descrevendo as principais funções e atribuições do profissionaladministrador de Recursos Humanos contextualizando com as tendências a mudanças de pensamento crítico e maneira de fazer a gestão de pessoas e não mais a gestão do trabalho apenas como mão de obra é o objetivo principal deste relatório.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL
Para podermos falar em evolução histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil devemos levar emconsideração a diferenciação, bem como a integração que ocorreu ao longo dos anos em relação à área da Administração de Pessoal. Neste sentido, a história e o desenvolvimento da administração de Recursos Humanos no Brasil está diretamente ligada a história e evolução dos recursos humanos nos países desenvolvidos, em especial nos Estados Unidos. É nas empresas norte-americanas, ao longo deste século,que se evidenciaram a maior modificação nas práticas administrativas de pessoal e de recursos humanos. Devemos considerar a representatividade do proletariado industrial no contexto da população brasileira. No início do século XX, oitenta por cento da população brasileira habitava no campo, numa economia, fundamentalmente agrícola, era muito pequeno o percentual das atividades econômicas urbanas.Porém, podemos dizer que esse período conheceu momentos de notável efervescência trabalhista. Neste período era significativa a presença de trabalhadores europeus, com alto grau de politização, instalados principalmente em São Paulo e cidades da Região Sul do país, bem como bastante forte o movimento sindical durante as três primeiras décadas do século.
Outra variável que atuou nodesenvolvimento da administração de pessoal é a modificação do papel do estado nos processos de produção, desde a crise de 1929, alterando planos de beneficies e segurança no trabalho, além do relacionamento com empresas e sindicatos. No ano de 1940 foi criado o imposto sindical e em 1943 surge a Consolidação das leis do Trabalho (CLT) e junto com ela surge a carteira profissional. No Brasil, a legislaçãosocial, fruto da intervenção estatal nas relações trabalhistas, refletia as tentativas de entrave ao desenvolvimento dos movimentos operários, assumindo um papel protocolar e paternalista onde os aspectos abordados nas leis versavam sobre a regulação do contexto de trabalho (contrato, salários, benefícios, etc.) buscando eliminar espaços que viabilizassem negociações entre trabalhadores epatrões.
PRINCÍPAIS ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE RH
As constantes inovações do mercado de trabalho exigem do Administrador de RH sempre inovação para gerir a administração estratégica de recursos humanos, entendimento para administração da remuneração, ou seja, administrar cargos e salário, este profissional deve sempre estar atualizado para administrar as rotinas de pessoal controlando de formaeficiente o cálculo de folha, cálculo de encargos trabalhistas, de rescisões, controle do ponto, etc.
O profissional de RH também deve gerenciar o programa de segurança do trabalho da empresa, zelando pela qualidade de vida no trabalho, deve estar preparado para treinar e desenvolver sua equipe, deve ter habilidades para recrutar e selecionar os melhores profissionais para compor o seu grupo detrabalho, deve de forma inteligente fazer a gestão do comportamento organizacional e o relacionamento interpessoal, alem de sempre estar atendo as responsabilidades ambiental e sociais de sua organização.
SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES OU COMPETENCIAS
A Capacidade de analisar e compreender a realidade interna e externa das organizações, desenvolvendo a partir delas políticas e práticas de recursos humanos...
tracking img