Anemia hemolitica autoimune

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por vezes o funcionamento defeituoso do sistema imunitário destrói as próprias células porque as identifica de forma incorreta como corpos estranhos (reação auto-imune). Quando uma reação auto-imunese dirige contra os glóbulos vermelhos, o resultado é a anemia hemolítica auto-imune (anemia imunomediada). A anemia hemolítica auto-imune tem muitas origens, mas a maioria das vezes a causa édesconhecida (idiopática).
A anemia hemolítica auto-imune diagnostica-se quando as análises laboratoriais identificam anticorpos (auto-anticorpos) no sangue, que se unem aos glóbulos vermelhos doorganismo e reagem contra eles.
Existem dois tipos principais de anemias hemolíticas auto-imunes: a anemia hemolítica por anticorpos «quentes», que é o tipo mais freqüente, e a anemia hemolítica poranticorpos «frios» (ou crio anticorpos).
Anemia hemolítica por anticorpos «quentes»
A anemia hemolítica por anticorpos «quentes» é uma doença em que o corpo cria auto-anticorpos que reagem contra osglóbulos vermelhos à temperatura desse corpo.
Estes auto-anticorpos revestem os glóbulos vermelhos, os quais são então identificados como um componente estranho e destruídos por células presentes no baçoou por vezes no fígado e na medula óssea. Esta doença é mais freqüente nas mulheres do que nos homens. Aproximadamente um terço das pessoas que sofrem deste tipo de anemia tem uma doença subjacente,como um linfoma, uma leucemia ou uma doença do tecido conectivo (especialmente o lúpus eritematoso sistémico), ou então foram expostas a certos medicamentos, principalmente a metildopa.
Os sintomassão muitas vezes piores do que aqueles que o grau de anemia deixaria prever, provavelmente porque esta se costuma desenvolver rapidamente. Como o baço habitualmente aumenta de tamanho, a partesuperior esquerda do abdômen pode doer ou dar uma sensação de incomodidade.
O tratamento depende da identificação da causa. Assim, os médicos primeiro tentam tratá-la ou eliminá-la. Se a causa não for...
tracking img