Anemia ferropriva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEMIA FERROPRIVA

A anemia ferropriva é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e o fornecimento de ferro é insuficiente paraatingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos) e dos glóbulos vermelhos. Esta situaçãorefere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, segundo sexo, idade, e estado fisiológico (Hallberg & Rossander-Hulthén apud CARDOSO & PENTEADO, 1994).
A forma de estoque é aferritina ou hemossiderina. Nos indivíduos de sexo masculino normais existem de 600 a 1200 mg de estoque e nas mulheres 10 a 400 mg. m valor total o ferro nos homens é de cerca de 4 g e nas mulheres 2,5 g.Estima-se que 90% dos casos de anemias sejam de anemia ferropriva.
O principal local de absorção do ferro é no duodeno e jejuno. Depois de absorvido, o ferro se liga à transferrina (proteína quetransporta o ferro). Esse ferro é levado à medula óssea, onde precursores eritróides captam o ferro para formar a hemoglobina. Os precursores eritróides amadurecem, tornando-se hemácias jovens. Comouma hemácia dura em média 120 dias, após a destruição destas hemácias velhas, o ferro é reaproveitado para compor a hemoglobina de novas hemácias.
2/3 do ferro necessário para a produção dehemoglobina vem da degradação do eritrócito (hemácia) envelhecido, enquanto que apenas 1/3 deste vem de alimentos ricos em ferro. Ao ser ingerido, ele está no estado férrico (Fe(III)) mas para serabsorvido tem que estar no estado ferroso (Fe(II)). Contribuem para esta transformação redutores gástricos, pH gástrico e a vitamina C.
Dieta pobre em ferro: pessoas que ingerem pouco alimentos ricosem ferro, podem desenvolver este tipo de anemia. Dentre os alimentos ricos em ferro estão a carne vermelha, lentilha, feijão, carne branca e a salada verde. Má absorção há, por exemplo, a anemia...
tracking img