Anemia ferropriva em menores de dois anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A deficiência de ferro e a anemia carencial ferropriva, devido a sua elevada prevalência, repercussões sobre o crescimento e desenvolvimento, resistência às infecções e associação com a mortalidade em menos de dois anos, são consideradas um dos principais problemas de saúde pública, sendo a deficiência nutricional mais comum em todo o mundo (QUEIROZ et al., 2003).
De acordo coma Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia ferropriva é o estado em que a concentração de hemoglobina no sangue é anormalmente baixa em conseqüência da carência de ferro, de forma que se considere anêmicas, crianças com níveis de hemoglobina sanguínea inferiores a 11 g/dL (TEIXEIRA; NERY; FUJIMORY, 2006).
No Brasil têm sido verificadas elevadas prevalências dessa deficiência, principalmenteentre crianças de 6 a 24 meses, que constituem a faixa de maior risco. Essa é uma das fases do ciclo de vida mais sensível a deficiência de ferro, pois o requerimento nutricional deste nutriente é mais elevado, mas na maioria das vezes ele se encontra em quantidades insuficientes nas dietas.É também nessa idade que ocorre a etapa de maior vulnerabilidade do sistema nervoso central, coincidindoesse período com momentos importantes do desenvolvimento cerebral, como a iniciação de processos motores e mentais fundamentais (DUARTE et al., 2007).
Ao lado de sua importância como evento epidemiológico, as anemias e, tipicamente, a ferropênica, configuram um problema de marcante expressão na prática clínica e no impacto socioeconômico. No primeiro aspecto, pode-se citar que normalmente asanemias carências vêm associadas a outras carências nutricionais, sobretudo no grupo infantil, e que a ferropenia, mesmo sem anemia, pode malograr a homeostase de vários sistemas orgânicos. No ultimo aspecto, a deficiência de ferro atua nos custos públicos e privados da saúde, nas consequências sociais do aumento da mortalidade materna, na redução de produtividade e nas consequências em longo prazo dedesenvolvimento mental (BATISTA; SOUZA; BRESANI, 2008).



2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar por meio de uma revisão de literatura, os fatores determinantes para o surgimento da anemia ferropriva em crianças de 6 a 24 meses e fazer um levantamento das possíveis formas de prevenção desta doença.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Destacar os principais fatores de risco, os quaiscontribuem para o surgimento da anemia ferropriva
• Relatar sobre a importância do consumo de ferro na infância
• Fazer um levantamento das possíveis formas de suplementação desta anemia e a introdução à alimentação complementar.



















3 JUSTIFICATIVA

Dentre os nutrientes que necessitamos para manter um organismo saudável, o ferro é um dos maisimportantes, principalmente pelas funções que executa.
Atuando diretamente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio, o ferro é indispensável ao corpo humano e a deficiência da ingestão deste mineral, principalmente no Brasil, é muito comum e deve ganhar relevância em qualquer instância.
É imprescindível procurar um médico quando existir essa deficiência, poisprincipalmente em mulheres gestantes, em crianças, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução e, principalmente nestes casos, o cuidado deve ser redobrado, o caso pode ser agravante se não tratado corretamente.
A idéia de escolher como foco de pesquisa, crianças menores de dois anos, surgiu pelo fato de pertencerem a um grupo de maior vulnerabilidade a esta anemia e nãopoderem cuidar de si mesmas, ou seja, o cuidado e a prevenção desta doença deve ter início na gestação.
Até os 6 meses de idade, o leite materno supre as necessidades de ferro das crianças nascidas a termo. A partir daí, torna-se necessária a ingestão de uma alimentação complementar rica em ferro para que a criança tenha um bom desenvolvimento nutricional, com um transporte adequado de...
tracking img