A importancia da sociologia e visoes de emile d., karl marx e pierre boudieu

3916 palavras 16 páginas
EDUCAÇÃO PARA SOCIOLOGIA
E
EMILE DUNKHEIM, KARL MARX E
PIERRE BOURDIEU

trabalho referente à nota da segunda
Unidade temática de Sociologia.

Campina Grande, 21 de Junho de 2012.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação e Sociedade.
Mostrarei o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais os fatores sociais que intervêm nos processos educativos e como se integram e a ideia dos pensadores quanto as suas concepções com relação à educação. E mostrarei também sobre a sociologia da educação no ponto de vista dos pais da sociologia e Pierre Bouerdieu

AS FUNÇÕES DO PROCESSO EDUCACIONAL

A pesar das profundas diferenças que separam as correntes sociológicas que se ocuparam da questão, e que não podem ser ignoradas, existe entre elas um ponto de encontro: a educação constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo (valores, normas, atitudes, experiências, imagens, representações) cuja função principal é a reprodução do sistema social. Isto é claro no pensamento durkheimiano, ao afirmar:
Em resumo, longe de a educação ter por objeto único e principal o indivíduo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança às semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe ·.
Também é este o sentido da formalização do processo de socialização do sistema social parsoniano; da aprendizagem de papeis sociais atribuída a tal socialização por Linton; dos arbítrios culturais reproduzidos pela prática pedagógica, que constituem um dos principais mecanismos de

Relacionados

  • Livro
    85599 palavras | 343 páginas