Anemia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida dos pacientes com anemia falciforme

Brasília, Distrito Federal (DF).
Abril, 2012
Florinda Helena Dias de Loiola
Nildeth Ribeiro Barbosa

Qualidade de vida dos pacientes com anemia falciforme

Brasília, Distrito Federal (DF).
Abril, 2012
INTRODUÇÃO:
As doenças crônicas representam uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e também nas grandescidades brasileiras. São realidades vividas por pessoas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, cada qual com características próprias. O perfil de morbi-mortalidade vem passando por mudanças e como consequência indica o aumento da prevalência das doenças crônico degenerativas sendo que as novas possibilidades no tratamento, para o controle dessas enfermidades, contribuem para uma maiorsobrevida de seus portadores (Pitaluga, 2006).
Segundo Pitaluga (2006), as doenças crônicas são a principal causa da incapacidade, a maior razão para a demanda a serviços de saúde e respondem por parte considerável dos gastos efetuados no setor da saúde. O enfermo crônico é um personagem social com necessidades multideterminadas. Cada um possui, de acordo com a sua patologia e especificidades, suascaracterísticas próprias. O estudo das enfermidades crônicas e do estado emocional de seus portadores pode contribuir para uma maior compreensão sobre a doença, bem como auxiliar o enfermo a ter uma maior sobrevida e com mais qualidade.
Para compreender os fenômenos implicados na vida de portadores de enfermidades crônicas, parte-se por meio do estudo sobre Anemia Falciforme, uma patologia ondeapresenta características, manifestações clínicas que requerem controle precocemente na vida de seu portador e cujos resultados são obtidos em tempos prolongados de intervenção médicas.
A expressão doença falciforme é usada para referir síndromes provocadas por uma alteração particular na molécula de hemoglobina. Essa molécula é responsável pelo transporte de oxigênio e é uma das mais abundantes nacomposição das hemácias. É uma proteína composta por quatro cadeias globínicas ligadas ao grupo Heme, que podem ser de quatro tipos: alfa, beta, delta e gama. No indivíduo adulto normal encontramos as hemoglobinas A, A2 e F, sendo a primeira formada por duas cadeias alfa e duas cadeias betas. Por outro lado, a hemoglobina S é mutante da hemoglobina A e origina-se da substituição de adenina portimina (GAT – GTG), codificando valina ao invés de acido glutâmico na posição 6 da cadeia beta globina (Cavalcanti & Maio, 2011).
Segundo Silva et al.; (2012), esta pequena modificação estrutural é responsável por profundas alterações nas propriedades físico-químicas da molécula da hemoglobina no estado desoxigenado. As células falciformes têm sobrevida muito curta, de 16 a 20 dias, quandocomparadas aos 120 dias do eritrócito normal. O decréscimo do nível de oxigênio ocasiona a polimerização morfológica da hemácia, e esta assume uma forma de foice. Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor.
A anemia falciforme ocorre quando uma pessoa herda de ambos os pais o gene dahemoglobina S (Hb S), apresentando assim o genótipo Hb SS. O traço falciforme se manifesta quando apenas uma cópia deste gene é herdada, ficando assim o genótipo Hb AS. O portador do traço não é doente, sendo, portanto, geralmente assintomático e só é descoberto quando é feito um exame detalhado. Quando uma pessoa recebe de ambos os pais, pai e mãe, a hemoglobina S, ela nasce com anemia falciforme,cuja representação é SS. Então os pais do paciente com anemia falciforme deverão ser portadores do traço ou doentes (Pitaluga, 2006).
Anemia falciforme tem origem desconhecida, mas provavelmente desenvolveu-se na áfrica, milhões de anos atrás. No Brasil, distribui-se heterogeneamente, sendo mais frequente onde a proporção de antepassados negros da população é maior. Apresenta significativa...
tracking img