Anelideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus de Nova Xavantina

ANELÍDOES
(Reprodução e Importância Agronômica)Docente: Gianni Queiroz
Disciplina: Zoologia Agrícola
Discente: Aline Silva Castro
Diogo Henrique de Moraes
Géssica Ferreira Martins
Moara Koenigkam Fagundes
Sônia França Costa
VictorHugo Silveira

Nova Xavantina – MT , 09 de Maio de 2012

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentará as formas de reprodução das minhocas e a importância que esses Anelídeospodem trazer para a agricultura. Embora sejam Hermafroditas, elas realizam reprodução sexuada e assexuada, mas, geralmente as minhocas optam por reprodução assexuada. Na Agricultura, a minhoca é deextrema importância, pois ela ajuda na fertilização e aeração do solo, na decomposição de matéria orgânica, e outros fatores positivos.

A Reprodução
A reprodução é sexuada e assesxuada, sendo osanimais frequentemente (oligoquetos e irudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto, através de uma larva trocófora. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto,geralmente poliquetas. A fecundação é sempre externa.
A reprodução sexuada pode ser ilustrada com o processo em minhocas hermafroditas:
 
 

Na zona anterior ventral existem 3 ou 4 pares deaberturas para bolsas musculosas designadas receptáculos seminais. Estas bolsas armazenam o esperma recebido de um parceiro durante a cópula. Na região do clitélo existe um par de gonóporos femininos,ligados internamente a oviductos em forma de funil. Estes captam do celoma os óvulos produzidos pelos ovários. 
O aparelho masculino consiste em dois pares de testículos, associados a 2 a 4 pares devesículas seminais através de um par de tubos seminíferos ou espermiductos. Existe ainda um par de glândulas prostáticas. Este sistema abre no exterior, no segmento seguinte ao das aberturas femininas,...
tracking img