Anelideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre os anelídeos, animais de corpo constituído por anéis. Neste grupo encontramos a minhoca e a sanguessuga , há também o minhocuçu que atinge dois metros. Já a sanguessuga pode medir apenas alguns centímetros de comprimento.
Esses animais desempenham um papel muito importante para o meio ambiente, pois contribuem para a manutenção do solo. A minhocapor exemplo, por cavar “túneis” atua semelhante a um arado , aumentando a aeração e a circulação da água no solo.

CONCLUSÃO

Ao concluir este trabalho pude perceber a grande importância que os anelídeos possuem na natureza. Dentre os vários animais deste filo pode-se lembrar do caso da minhoca, pois ela desempenha um papel importante na fertilidade do solo, pois ao fazer “túneis” atua comoum arado aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso, suas fezes contém substâncias nutritivas que misturadas com a terra atuam como adubo, fertilizando o solo.

REFERÊNCIAS

-Anelideos. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos2.php. Acessado em: 05/01/2013

DESENVOLVIMENTO
Os anelídeos são animais que pertencem a linhagem dos celomados. O corpodestes animais, em sua maioria, é formado por vários anéis, característica que nome ao filo.
Os representantes mais conhecidos do grupo são as minhocas (Classe oligochaeta ou oligoqueta) e as sanguessugas (classe hirudínea ou hirudíneos), mas existe outro grupo com grande número de espécies e muito abundante no ambiente marinho que o caso da classe polychaeta (poliquetos). Outra característicasimportante dos anelídeos diz respeito ao seu desenvolvimento embrionário são animais que possuem três folhetos embrionários, devido a isso são animais triblásticos.



QUESTÕES
a) O que são anelídeos?
São animais com corpo alongado e segmentado em anéis, são encontrados principalmente em ambiente terrestre.
b) Quais suas características?
Possuem simetria bilateral, sãotriblásticos e celomados.
c) A que grupo pertencem?
Pertencem ao reino Animalia, ao filo anelídea.
d) Quantas classes há no filo dos anelídeos?
Existem três grupos: os oligoquetos, os poliquetos e os aquetos
e) Como é formado seu sistema digestório?
Seu sistema digestório é completo formado pela boca e anus.
f) Qual é o habitat dos anelídeos?
Seu habitat é a terra húmida, água dos marese oceanos e água doce.
g) Qual o principal representante dos oligoquetos?
O principal representante desta classe é a minhoca.
h) Qual o papel desempenhado pelas minhocas na natureza?
A principal função desempenhada pelas minhocas na natureza é o processamento e a incorporação da matéria orgânica ao solo. Consequentemente elas influenciam nas propriedades físicas, químicas emicrobiológicas do solo, bem como nos aspectos pedológicos e paisagísticos.
i) Como ocorre a fecundação dos oligoquetos?
A fecundação desta classe ocorre através da troca de gametas, cada um animal libera no solo um casulo no solo cheio de ovos que em seguida dará origem a um novo ser.

Professora: Cristina
Alunas: Valdirene Araújo
Ana Cleide
Alana
Luan
Macapá-AP2013

Anelídeos
 
|   | O solo é uma parte da biosfera geralmente repleta de vida. Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo não são visíveis a olho nú, mas há outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo é a minhoca. Ela vive em solo úmido, como é, geralmente, o solo fértil que serve como canteiro (de horta ou jardim).A minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome queinclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. |
 
Características gerais dos anelídeos
Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como asanguessuga, que pode medir apenas...
tracking img