Anelideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anelídeos
Os anelídeos são um filo de animais portadores de metâmeros, segmentados, o qual inclui as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Existem mais de 200.000 espécies destes animais empraticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 5 metros.

A característica mais popular mais peculiar defilo é a metametria, ou seja, a divisão do corpo em partes similares, ou segmentos, que são dispostos em uma série linear ao longo ântero-posterior. A maioria dos anelídeos possui, em cada segmento, umpar de cerdas, mas os Polychaeta (minhocas marinhas) possuem ainda um par de apêndices denominados parapódios (ou “falsos pés”). Na extremidade anterior, antes dos verdadeiros segmentos – a cabeça-,encontra-se prototómio onde podem ser encontrados os olhos e os órgãos dos sentidos. No segmento seguinte, peristômio, encontra-se a boca. A extremidade posterior do corpo é o pigídio, onde estálocalizado o anus e células com capacidades de diferenciação nos diversos tecidos, durante o crescimento. Muitos poliquetos possuem órgãos de sentidos bastante elaborados, mas as formas sésseis muitas vezesapresentam tentálos em forma e pluma, que eles utilizam para se alimentarem. Para, além disso, muitas espécies têm fortes maxilas, por vezes mineralizadas com óxido de ferro.

O sistema digestóriodos anelídeos é completo, com a boca situada no primeiro segmento corporal e ânus localizado, devido à variedade das dietas. Muitas espécies são predadoras, como por exemplo; os poliquetos carnívorosque possuem mandíbulas para a captura de alimento: outras são detritívoras; as minhocas possuem cecos intestinais e tifossole que aumenta a absorção do alimento; outras se alimentam por filtração,outras ainda ingerem sedimentos, dos quais o intestino tem de separar a parte nutritiva; finalmente, as sanguessugas alimentam-se de sangue de outros animais, por sucção.

O sistema circulatório dos...
tracking img