Andy wharol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artes





Andy Warhol











Introdução










Falar de Andy Warhol é falar de uma arte pós moderna que não pode ser classificada. Trata-se da famosa Pop art, uma arte sem explicação e sem mensagem alguma, tal como o próprio Andy a definiu.
Foi um dos primeiros a explorar sua imagem para fins autopromocionais de forma consciente.OBJETIVO:








Dentre os objetivos deste trabalho, incluem-se:


-Conhecer a vida do artista multimídia Andy Warhol, especialmente sua trajetória de vida;
-Conhecer suas obras principais, e
-Conhecer sua importância como artista na história.VIDA E OBRA




Andrew Warhola nasceu em 6 de agosto de 1928,em Pittsburgh, Pensilvânia. Era o quarto filho de Ondrej Warhola e Ulja. O pai de Andy imigrou para os Estados Unidos para evitar ser recrutado pelo exército austro-húngaro. Tinha dois irmãos mais velhos:Jan e Pavol que haviam nascido na Eslováquia.


Durante a infância e a adolescência, Andypraticamente viveu de estudar e frequentar a igreja católica bizantina de São João Crisóstomo, além de passar vários períodos doentes na cama, quando desfrutava de suas leituras de revistas sobre as estrelas do cinema, como Greta Garbo e Shirley Temple.


Sem dinheiro para brinquedos ou outras diversões, colecionar fotografias das atrizes de Hollywood virou um dos passatempos de Andy e já mostravaa obsessão que ele teria com as celebridades pela vida toda.


Com oito anos de idade Andy teve uma febre reumática e o primeiro de três episódios de colapso nervoso que o acometeriam entre os oito e os dez anos de idade. Estudou no liceu de Schenley onde frequentou as aulas de arte, assim como as aulas do Museu Carnegie, instituição sediada perto do liceu.




Nos primeiros anos deestudo, Warhol teve uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades (coréia),que lhe causou manchas na pele. Com isso tornou-se hipocondríaco alem de desenvolver uma fobia a médicos e hospitais. Sofria por ser excluído pelos colegas da escola.








Quando estava doente, gostava de desenhar, ouvir rádio e colecionar imagens de estrelas de cinema ao redorde sua cama. Warhol descreveu esse período como muito importante no desenvolvimento da sua personalidade, do conjunto de suas habilidades e de suas preferências.
Aos 17 anos, em 1945, entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, e se graduando-se em design.
Logo após mudou para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue,Harper Bazaar e The New Yorker, além de anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando varios prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.
Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibe quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Estasérie de trabalhos é mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956.


Na década de 60 sua carreira decolou.Ele passou a utilizar em suas obras conceitos de publicidade, com o uso de cores brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e suas reproduções em série são temas do cotidiano e artigos de consumo,como as das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.


Andy Warhol também financiou e foi mentor intelectual da banda The Velvet Underground....
tracking img